27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SENAI Amazonas produz máscaras para funcionários e doações

Mais de mil máscaras de tecido foram confeccionadas pela equipe de instrutores do segmento de Confecção do Vestuário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI Amazonas. A produção visa atender os docentes e funcionários da instituição que não pararam suas atividades laborais e, as demais máscaras devem ser destinadas às comunidades carentes.

A reunião dos seis colaboradores do SENAI, com habilidades em corte e costura, ocorre desde o dia 1º. O trabalho realizado por eles respeita o distanciamento seguro para a fabricação deste material de proteção individual contra o Covid-19.

Três máscaras foram entregues para cada profissional do SENAI Amazonas, além de serem alertados quanto a necessidade de trocá-las a cada 2 horas. Segundo a coordenadora da Escola SENAI de Ações Móveis Comunitárias, Francineide Pontes Soares, os colaboradores da instituição das áreas de central de matrícula, vigilância, serviços gerais, financeiro e instrutores foram os contemplados.

“O SENAI é uma instituição de Educação Profissional que, além de qualificar mão-de-obra para a indústria, também contribui com iniciativas sociais que venham ajudar na qualidade de vida de quem necessita. Seguindo essa missão institucional, nós do SENAI Amazonas estamos envolvidos no trabalho de prevenção ao Covid-19, ao fabricarmos máscaras de tecidos para doações” disse Francineide.

A coordenadora revelou que a matéria-prima disponível das aulas de confecção do vestuário se esgotaram e agora aguardam a chegada de tecidos e de Tecido Não Tecido, o TNT, para uma nova remessa de fabricação de mais de mil máscaras descartáveis e cerca de 400 máscaras de pano.

A previsão é que ainda neste mês a equipe de corte e costura do SENAI Amazonas dê continuidade à fabricação dessas máscaras, uma iniciativa que vem em boa hora em que as autoridades de saúde mundial, bem como o Governo do Estado do Amazonas, recomendam o uso de máscara para toda a população.

Importância do uso de máscara

Até março, o Mistério da Saúde (MS) sugeria o uso de máscara para apenas os profissionais de saúde e pessoas com sintomas de gripe, porém com o avanço de contaminados e mortes no Brasil em decorrência a este vírus, as sugestões mudaram e agora foi indicado para pessoas que saírem de casa.

Vale ressaltar que não há mais máscaras cirúrgicas para venda, tornando este acessório de proteção individual cada vez mais cobiçado. Sendo assim, a máscara de tecido é uma das alternativas como forma de prevenção, indicada pela Organização Mundial de Saúde, OMS. A máscara cobre as duas principais portas de entrada do coronavírus, boca e nariz, por isso a importância de usá-la.

Segundo o cardiologista da Rede de Saúde Pública do Amazonas, Ronaldo Camargo, as máscaras de produção caseira não protege 100% a população, mas ajuda na diminuição da transmissão do Covid-19.

“Ela segura aerossóis e secreções mucosas quando alguém doente tosse ou espirra. Para a população de modo geral, ajuda nos ambientes onde possa haver contágio”, explica o cardiologista.

Alguns cuidados são necessários para o uso correto da máscara de pano. A máscara deve ser trocada a cada 2 horas e guardada em local separado das máscaras limpas. Elas devem ser lavadas com sabão, detergente ou água sanitária e exposta ao sol para secagem.

Foto: Divulgação

spot_img