As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

SENAI atende 22 áreas da indústria com cursos profissionalizantes

Vinte e duas áreas, de total de 26 do segmento industrial do Amazonas, são atendidas com os cursos desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas). Eletrônica, automação, metalmecânica, automotiva, plástico, construção civil, transporte, alimentos, bebidas e vestuário são as principais áreas atendidas.

O SENAI ministra 240 cursos presenciais e à distância nas modalidades de Aprendizagem, Habilitação, Qualificação, Iniciação e Aperfeiçoamento. Possui nove unidades dotadas de laboratórios, na capital e nos municípios de Coari, Iranduba, Itacoatiara e Parintins.

O diretor regional do SENAI, Rogério Pereira, faz destaque para interiorização da educação profissional, por meio das unidades móveis fluviais Barcos-Escolas SENAI Samaúma 1 e 2, que já qualificaram mais de 50 mil alunos em municípios da Amazônia. Atualmente, o Samaúma 1 capacita moradores de Vitória do Jari (AP), e o Samaúma 2, no município de Urucará.

Além da educação profissional, a instituição oferece os Serviços Tecnológicos e Inovação (STI). Nessa área, Pereira destaca o Instituto SENAI de Inovação, o ISI em Microeletrônica, que promove e apoia o sistema nacional de inovação com excelência operacional, fortalece a capacidade de pesquisa e desenvolve soluções tecnológicas e processos inovadores, bem como interage com clientes, parceiros e a comunidade científica.

“A ação do SENAI é estratégica para formação de recursos humanos qualificados. Este esforço visa formar mão-de-obra qualificada para nossa indústria e transformar a vida das pessoas, propiciando possibilidade real de obtenção de melhores condições de renda e de empregabilidade no mercado de trabalho”, explicou Pereira.

SESI prioriza educação e qualidade de vida

O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) também atua para fortalecer a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria, por meio de ações em educação e qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes,

A instituição disponibiliza 1.701 serviços no total. Em educação, a instituição atende todas as faixas etárias, desde crianças de 0 a 5 anos de idade, atendidas na maior creche da Rede SESI com a capacidade de atender mais de duas mil crianças, localizada no Distrito Industrial, até a educação de Jovens e Adultos, ensino realizado em Unidades na capital e nos municípios de Parintins, Iranduba e Itacoatiara.

Na área de saúde, o SESI oferece serviços de saúde assistencial em 26 especialidades médicas, odontológicas, laboratoriais e saúde ocupacional. Além da infraestrutura do prédio do SESISAÚDE (Avenida Getúlio Vargas, 1.116, Centro), a instituição leva seus serviços às empresas, por meio de unidades móveis de Odontologia, Vida Saudável, Cozinha Brasil, Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Audiometria, Educação Continuada e de Jovens e Adultos.

No complexo de esporte e lazer do Clube do Trabalhador, a instituição disponibiliza área com ginásio poliesportivo, quadras de tênis, de grama sintética, e de areia, academia, piscinas para adulto, crianças e olímpica, estádio de futebol para 3.914 pessoas, auditório e salão de eventos.

“Atuamos alinhados com os Recursos Humanos do Polo Industrial de Manaus (PIM), apresentando soluções para atender a demanda das empresas, elevando a escolaridade, segurança e saúde dos trabalhadores, minimizando os custos dentro das empresas e ajudando na criação e manutenção de negócios sustentáveis”, disse a superintendente do SESI/AM, Rosana Bianco de Vasconcelos.

você pode gostar também