27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SENAI atesta qualidade da Gusta+ Paleteria em Manaus

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) fará, no próximo dia 23 (segunda-feira), a entrega oficial do Manual de Boas Práticas e da Declaração de Conformidade à empresa Gusta+ Paleteria, depois de cinco meses de consultoria do Programa Alimento Seguro (PAS). Nesse período, o SENAI acompanhou de perto o processo de fabricação dos 25 sabores dos picolés artesanais da franquia, localizada no conjunto Belvedere, na zona Centro-Oeste de Manaus.

Instituído em 2003, no SENAI Amazonas, o Programa Alimento Seguro deu um salto significativo em 2015. “Dobramos o número de organizações atendidas e prestamos consultoria para 19 empresas neste ano. Desse total, 15 ainda estão ativos e os demais já foram concluídos”, disse o coordenador do PAS no Amazonas, Sérgio Furtado Furtado.

“A qualidade sempre foi nossa prioridade desde que iniciamos nossas atividades industriais, em abril deste ano, por isso buscamos implantar o PAS para termos qualidade no produto, na produção e funcionários conscientes das normas de higiene e dos processos de manipulação e fabricação de gelatos”, explica o proprietário da Gusta+ Paleteria, Gustavo Picanço Feitosa.

A primeira paleteria com o certificado do PAS em Manaus iniciou suas atividades industriais em abril deste ano e atualmente fornece para cinco lojas de sua franquia localizadas nos bairros Parque 10 de Novembro, Nossa Senhora das Graças, Aleixo, Monte das Oliveiras e Planalto. A capacidade de produção de paletas da fábrica é de 55 mil unidades por mês e a previsão do proprietário é de que a fábrica dobre a produção atual de 20 mil unidades em 2016, pois pretende ampliar os negócios e abrir mais cinco lojas na capital.

“Ao observar pesquisas de mercado que mostram que nos últimos cinco anos as vendas de gelatos cresceram 70% e que os gelatos deixaram de ser considerados sobremesas e foram enquadrados como refeições, resolvemos investir na fábrica de palestas. Abrimos a Gusta+ para ser indústria fornecedora, considerando a oportunidade de mercado e o clima favorável de nosso estado para vendas de produtos refrescantes”, revela Feitosa.

Além do PAS, o SENAI oferece uma série de serviços técnicos e tecnológicos por meio do Núcleo de Alimentos e Bebidas. Consultorias e treinamentos são alguns dos serviços realizados por técnicos e profissionais da área, incluindo as implantações de fichas técnicas de produtos de padaria e confeitarias, fichas individuais de produtos in natura, realização de clínicas tecnológicos que apresenta oportunidades de mercado e os principais pontos de atenção que o empreendedor precisa trabalhar em seu negócio, e orientação técnica sobre segurança na operação de equipamentos industriais.

De acordo com o coordenador, o SENAI fechou, neste ano, parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas para reforçar as normas técnicas na área de segurança, através da NR-12, envolvendo 32 empresas do segmento. “Houve a necessidade de reforçar a segurança preventiva em relação aos equipamentos”, explicou, ressaltando que foram atendidas 72 indústrias e pessoas físicas no segmento de alimentos em 2015.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui