24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SENAI investe em mobile learning para promover educação profissional

Dois aplicativos já estão disponíveis para download gratuito. Até o fim do ano, quatro cursos técnicos devem ser alcançados, beneficiando 80 mil alunos
O Programa SENAI de Tecnologias Educacionais investiu R$ 1,4 milhão no desenvolvimento de cinco aplicativos para smartphones e tablets destinados a alunos da instituição. Dois deles já estão em funcionamento: o aplicativo de Realidade Aumentada para o Curso Técnico de Automação Industrial e o SENAI APP, ambos gratuitos e disponíveis para sistemas Android e IOS. Os dois produtos fazem parte do projeto de mobile learning – nome em inglês para aprendizagem que se dá por meio de dispositivos móveis, tanto para alunos em cursos presenciais, quando para a educação a distância.

O aplicativo de Realidade Aumentada (RA) permite usar a câmera do celular para reconhecimento de imagens impressas nos livros didáticos e, assim, ter acesso a conteúdos técnicos, simuladores, vídeos e imagens em 3D animados que possibilitam interagir com o conteúdo. Depois de fazer o download, não é preciso acessar a internet para usar o aplicativo.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=J46BcCqlJp4

Já o SENAI APP propõe desafios técnicos de aprendizagem aos alunos por meio de recursos do celular, como fotos, vídeos ou recursos de áudio. O primeiro curso contemplado foi o de Automação Industrial. Em casa, o aluno pode montar um diagrama elétrico, por exemplo, tirar uma foto e enviá-la ao professor para avaliação. Também pelo aplicativo, o professor dá retorno sobre o desempenho dos alunos e, se isso for feito com a turma inteira, os alunos recebem medalhas e aparecem num ranking.
Aqui você conhece um pouco mais sobre o SENAI APP: https://drive.google.com/file/d/0B9y5LG6x4qIpT1B6R0xnM3prX2s/view

Para o primeiro semestre deste ano, o aplicativo de Realidade Aumentada chegará a outros três cursos: Saúde e Segurança do Trabalho; Redes e Computadores e Eletroeletrônica. O total de quatro cursos contemplados tem um público potencial de 80 mil alunos e docentes. “O SENAI é pioneiro em usar realidade aumentada e esse tipo de aplicativo de maneira sistematizada na educação profissional. Isso evidencia o papel da instituição em unir inovação e tecnologias educacionais a um processo de aprendizagem que acompanha tendências mundiais e a entrada de soluções que estão ou estarão em breve disponíveis na indústria”, destaca Bruno Duarte, gestor do Programa SENAI de Tecnologias Educacionais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui