24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Seped e Aades assinam projeto de integração e inclusão de PcDs no Amazonas

Programa visa alcançar cerca de 5 mil pessoas por meio de intervenções interdisciplinares

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) vão atuar juntas no programa “Seped Abraça: fortalecendo estratégias de Estado dos direitos da pessoa com deficiência”.

O projeto a ser desenvolvido pela Seped, com apoio da Aades, vem para oportunizar às PcDs e suas famílias a prática da reabilitação para a vida comunitária, com o objetivo da promoção e inclusão social, desenvolvendo a cultura esportiva a partir das intervenções interdisciplinares.

“In loco, teremos a oportunidade de fazer observações ainda mais esclarecedoras sobre as demandas sociais das pessoas com deficiência nos seus mais diversos aspectos, com a vivência ampla e crítica dos problemas reais enfrentados pelo segmento e suas famílias em comunidade”, ressaltou a titular da Seped, Viviane Lima.

As ações serão desenvolvidas em dois pontos da capital: nos Centros Estaduais de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (zona oeste) e Padre Pedro Vignola (zona norte). Estas zonas têm, em sua totalidade, 4.766 pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Emprego – A execução do projeto vai gerar ainda 22 empregos. Previsto para ser lançado até o final de setembro, o processo seletivo vai eleger 4 (quatro) fisioterapeutas, 8 (oito) técnicos em desporto, 2 (dois) pedagogos, 4 (quatro) fonoaudiólogos e 4 (quatro) terapeutas ocupacionais.

Parcerias – Além da Aades, há outras oito instituições parceiras na execução do projeto: Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Para o diretor técnico da Aades, a implantação do projeto vai impactar positivamente no futuro das PcDs e de seus entes.

“Neste Governo é notório o carinho no trato com a pessoa com deficiência. Juntos, vamos construir um cenário favorável e saudável para eles, aprimorando e fortalecendo nossas ações”, disse Bráulio.

Visita – A assinatura do contrato entre a Seped e a Aades contou com a presença de Paulo Vieira, diretor do departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo Federal. Ele contou que é a primeira vez que vem a Manaus, mas que já acompanhava o trabalho da secretaria pelas redes sociais.

“Tinha muito interesse em vir aqui e conhecer tudo. O espaço, os serviços, tudo é de excelência. Para que se ampliasse a visão das pessoas com deficiência, seria muito importante que a Seped servisse como modelo para outros estados”, falou Paulo.

FOTO: Zeca Barcellos/Seped

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui