24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Seped entrega mais de 100 cartões Passe Legal em Itacoatiara

O FPS também participou da ação e, junto com a secretaria, entregou cadeiras de rodas à PcDs do município

O município de Itacoatiara, distante 165 quilômetros de Manaus, recebeu uma ação social promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) nesta sexta-feira (04/10). O evento contou com a parceria do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e foi realizado na sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) do município.

A Seped esteve no local para realizar atendimentos e prestar serviços de cadastramento para emissão dos cartões de passes intermunicipais e interestaduais. Além disso, entregou cadeiras de rodas e 104 carteirinhas do Passe Legal, benefício regulado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam).

No local, estavam presentes a secretária-executiva do FPS, Kathelen Santos, o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto e representantes do segmento.

“Na primeira vez que estivemos aqui, o Governo fechou um compromisso afirmando que voltaríamos e, por isso, a Seped não mediu esforços para realizar essa ação”, falou Kathelen ao público presente na solenidade.

Serviço – Durante o atendimento, familiares de pessoas com deficiência comentaram a importância da ação no município. “A Seped estando aqui torna o atendimento acessível. Minha filha sempre pagou passagem e eu estou aqui para conseguir o benefício do Passe Legal”, contou Cristina Silva, revelando que sua filha de 12 anos, Joana Vitória, mesmo tendo microcefalia, nunca obteve o direito de isenção do valor da passagem intermunicipal ou do desconto assegurados na Resolução 005/2019, da Arsam.

A entrega das cadeiras rodas também beneficiou pessoas como Mirlane Neves, de 23 anos, que tem paralisia cerebral. A mãe da jovem conta que sempre recorre à Seped quando precisa de benefícios para a filha.

“Eu agradeço muito a oportunidade de poder contar com essa secretaria. Tê-la com a gente, na luta pelo melhor para nossos filhos é gratificante”, disse.

Retorno – Esta é a segunda vez que a Seped vai a Itacoatiara. Ainda no primeiro mês de gestão, além de ter realizado a entrega dos cartões do Passe Legal, ouviu as demanda das associações e as necessidades das pessoas com deficiência do município.

FOTO: Raphael Gafanhoto/Seped

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui