27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Seped faz entrega de cadeiras de rodas no “Amazonas Presente”

Benefício já foi levado pela secretaria para outros sete municípios, além de Tabatinga

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), entregou, no final da tarde desta quarta-feira (28/08), 35 cadeiras de rodas para as pessoas com deficiência (PcDs) que residem em Tabatinga, município distante 1.108 quilômetros de Manaus. A ação é fruto de uma parceria com o Fundo de Promoção e Erradicação da Pobreza (FPS) e fez parte da programação da segunda edição do “Amazonas Presente”.

A ação de entrega contou com a presença do governador Wilson Lima; da primeira-dama, Taiana Lima; da titular da Seped, Viviane Lima; da secretária executiva do FPS, Kathelen Santos; e outras autoridades.

“O melhor de tudo é poder devolver a dignidade e o direito de ir e vir dessas pessoas. É muito bom poder transformar a vida de alguém e é isso que estou sentindo aqui”, afirmou o governador, no evento.

As 35 pessoas que receberam o benefício foram escolhidas por meio de uma triagem feita em parceria por Estado e município, em que um médico mais um assistente social e um fisioterapeuta realizaram medições e fechamento de laudos. Uma das pessoas beneficiadas foi Héber Cezário.

“Estava há mais de seis anos esperando por isso. A cadeira que estava usando era emprestada e já estava com o rolamento todo gasto”, contou.

Jaimerson Gomes tem poliomielite e é presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Tabatinga. Para ele, a ação na cidade renova a esperança das pessoas por dias melhores.

Interiorização – Este ano, a Seped já entregou 295 cadeiras de rodas, no mês de junho, na capital e em outros seis municípios (Parintins, Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé e Envira).

“Queremos desfazer a visão das pessoas que tinham a Seped como acessório no Governo. Representamos um quarto da população e faremos de tudo para que todas as políticas públicas alcancem, se não todos, a maioria. Queremos, de forma idônea, oferecer às pessoas com deficiência produtos de qualidade e ações que realmente promovam sua inclusão”, frisou a titular da Seped, Viviane Lima.

As 35 cadeiras que foram entregues em Tabatinga fazem parte do processo nº 076/2018, cuja licitação é oriunda do pregão eletrônico de nº 992/2018, de valor global é de R$ 527.835,00.

Até o final deste ano, a Seped vai entregar cadeiras do tipo postural.

Programa – Lançado no final de maio pelo governador Wilson Lima, o “Amazonas Presente” tem a proposta de levar para mais próximo da população do interior os serviços oferecidos pelas secretarias estaduais. A primeira edição da iniciativa atendeu aos municípios de Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no Baixo Amazonas.

Nesta edição, a iniciativa atenderá moradores de Tabatinga – que servirá de polo das atividades e onde será instalado gabinete temporário do Governo do Estado –, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, todos na Calha do Alto Solimões.

A proposta da ação itinerante é chegar aos 61 municípios do interior, levando serviços nas áreas de saúde, cidadania, fomento, segurança no trânsito, atendimento ao consumidor e assistência social.

FOTO: Raphael Gafanhoto/ Seped

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui