A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) entregou 14 cartões do “Passe Legal”, em Iranduba, a 19 quilômetros de Manaus, na tarde desta quarta-feira (30/02). A ação ocorreu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.

Na ocasião, a titular da pasta, Viviane Lago Lima, frisou que o número de cartões entregues não refletem a atual realidade porque, segundo estimativas das entidades vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social do município, há pelo menos um quarto da população com algum tipo de deficiência em Iranduba.

“Hoje, entrego esse quantitativo de 14, mas firmando compromisso com a Secretaria de Assistência Social e com o Cras para que a gente possa alcançar mais pessoas aqui. A realidade no Estado, hoje, é de 1,8 milhão de pessoas com algum tipo deficiência e eu recebi a Seped com um cadastro de 14 mil pessoas. Tem muito trabalho a ser feito para que a gente consiga enxergar o todo e possa incluí-los nas políticas públicas e garanta este e outros benefícios”, disse a secretária.

Fabíola Farias, de 22 anos, possui cegueira parcial e deficiência cognitiva. Ela foi a primeira a receber o cartão em Iranduba.

“Eu nunca consigo trabalhar, então esse cartão vai ser muito bom para ajudar minha família a economizar no transporte porque toda semana vamos pra Manaus”, contou a jovem.

Para solicitar a emissão do Passe Legal, é necessário comparecer na Seped (localizada na avenida Mário Ypiranga, 1.600, bairro Adrianópolis, zona centro-sul), de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, munido de RG, CPF, laudo médico atualizado (com Classificação Internacional de Doenças/CID), comprovante de residência atual e de renda, cartão do SUS, foto 3×4 e o preenchimento do formulário disponível na secretaria.

Fotos: Thiago Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here