As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Seped leva serviços inéditos aos desfiles cívicos do Amazonas

Ação do Governo fortalece a participação das pessoas com deficiência na Semana da Pátria

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), de forma inédita, vai oferecer serviços visando proporcionar acessibilidade para as pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida durante os desfiles cívicos dos dias 5 e 7 de setembro, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo. A iniciativa visa garantir o exercício pleno e efetivo da cidadania de pessoas com deficiência, em acordo com os objetivos estabelecidos pelo governador Wilson Lima para a atual gestão.

“Além da acessibilidade arquitetônica, já instalada no local, a Seped, em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais, vai levar pela primeira vez aos desfiles escolar e militar os serviços de audiodescrição (para pessoas com deficiência visual) e interpretação/tradução de Libras (para pessoas com deficiência auditiva)”, explicou a titular da pasta, Viviane Lima.

Serão dois espaços acessíveis com rampas, adequados para as pessoas com deficiência, que estarão dispostas na frente da arquibancada H e ao lado da arquibancada C. Para os surdos serão disponibilizados, do lado oposto aos espaços, dois telões com imagens dos intérpretes de Libras, cedidos pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM).

Para os cegos, 30 aparelhos receptores de áudio estarão à disposição para que possam acompanhar todo o desfile por meio da audiodescrição, com equipamentos e profissionais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), conferindo aos desfiles deste ano um ineditismo de ações, garantindo independência às pessoas com deficiência e seus familiares.

Acesso ao local – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) irá apoiar a Seped com dois veículos executivos, o Transporta. Eles farão o traslado das pessoas com deficiência que deixarem seus veículos estacionados nas dependências da Vila Olímpica, espaço cedido pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Horários – O desfile cívico-escolar do dia 5 de setembro está programado para iniciar às 17h, e o desfile cívico-militar de 7 de setembro, para as 8h, no Sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, 2.565, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da cidade.

FOTO: Zeca Barcellos/Seped

você pode gostar também