27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Seped participa de mais uma edição do programa ‘Todos pelo Amazonas’ apoiando e orientando pessoas com deficiência

Os moradores da zona leste de Manaus serão beneficiados neste sábado (04/11) com serviços gratuitos de cidadania, saúde, esporte e lazer do programa do Governo do Estado “Todos pelo Amazonas”. A mobilização será realizada das 8h às 16h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na avenida Itaúba, próximo da Bola do Produtor, no bairro Jorge Teixeira. A primeira edição do programa foi realizada no dia 14 de outubro, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte de Manaus, onde mais de 20 mil pessoas foram atendidas em diversos segmentos.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) também participará dessa grande ação com uma equipe de técnicos prestando apoio e garantindo a acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida durante o evento. A Seped também irá promover palestras sobre Inclusão e Abordagem à Pessoa com Deficiência, pela manhã e à tarde, para que a população conheça mais sobre o assunto.

Programação da Seped – Dentre os serviços e atividades que serão oferecidos estão a estação de vivência, orientação, mobilidade e o manejo de cadeira de rodas com o auxílio de profissionais. O abrigo Moacyr Alves, instituição que acolhe crianças e adultos com deficiência, apresentará a prática de esporte adaptado, como o circuito psicomotor, no qual o participante poderá interagir.

Para as pessoas cegas, a Biblioteca Braille do Amazonas disponibilizará livros em Braille e áudio, jogos pedagógicos e filmes acessíveis. Para as pessoas surdas que desejarem procurar os serviços da ação, a Seped disponibilizará uma interprete de Língua de Sinais Brasileira (Libras). O objetivo é garantir a inclusão da pessoa com deficiência, familiares e cuidadores.

Atendimentos – Os serviços oferecidos nas edições do programa são atendimentos médicos clínicos e dermatológicos; aferição de pressão e teste de glicemia; emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho; atendimento psicossocial à mulher vítima de violência; atendimento jurídico; emissão da Carteira Nacional de Artesão; serviços de embelezamento; exposição de artesanato; palestras, oficinas e atividades profissionalizantes; serviços de atendimento ao consumidor; atividades de educação no trânsito para crianças, culturais, esportivas e de lazer, como aula de zumba; e orientação de primeiros socorros.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEPED

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui