26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Seped realiza dinâmica sensorial em fórum de inclusão escolar

Atividade envolveu alunos e professores da rede estadual de ensino

À convite do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre (CBPS), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) participou, na manhã desta sexta-feira (30/08), do 3º Fórum de Inclusão Escolar. O evento foi realizado no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), localizado na região central de Manaus.

Com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar os corpos docente e discente enquanto espaço inclusivo, oportunizando maior respeito à diversidade, discutiu-se o tema “Informações – Caminhos para mudarmos (pré)conceitos”.

O evento iniciou com a apresentação do coral Som e Harmonia do Canto do CBPS, coordenado pela professora Neide Caldas. Em seguida, o gestor da escola, José Maria do Couto Júnior, deu as boas vindas ao público, ressaltando o trabalho do colégio em garantir acesso e incluir as pessoas com deficiência que procuram aquela unidade escolar.

Com o apoio dos técnicos da Seped, foi realizada atividade de dinâmica sensorial, onde os presentes puderam vivenciar as principais limitações da pessoa com deficiência, dos mais diversos segmentos.

O evento foi transmitido ao vivo para todo o Amazonas, por meio de recursos audiovisuais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), que garantiu ainda intérpretes de Libras, atuando in loco e para imagens da TV.

A professora Lourdelene de Abreu Pereira, uma das coordenadoras do evento, especialista em Educação Especial e Inclusiva, assinalou que “essa terceira edição ratifica o compromisso das edições anteriores e mostra-se completa, com a participação efetiva dos entes convidados, bem como pelo quantitativo de pessoas que lotaram as dependências do Cefam”.

A atração cultural ficou por conta do cantor Carlos Batata que, em suas apresentações, conta com a participação de dançarinos que apresentam algum tipo de deficiência, como síndrome de Down.

FOTO: Zeca Barcellos/Seped

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui