24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sepror abre inscrições para curso de boas práticas de manejo de açaí no Amazonas

A Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror) está com inscrições abertas para o curso “Boas Práticas de Manejo do Açaí”, que acontecerá na próxima quarta-feira (23/10), a partir das 9h, numa realização em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Com carga horária de 2 horas, as aulas serão transmitidas via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) aos 62 municípios do estado.

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestrando em Ciências Florestais, o instrutor Luiz Rocha explica que o curso levará aos participantes todos os cuidados que se deve ter com o fruto, desde a pré-colheita até a colheita e a pós-colheita.

Ele explica a importância do cuidado no manejo do fruto, tendo em vista os casos de doença de Chagas, já registrados em alguns municípios do Amazonas. “Vamos ensinar diversas técnicas necessárias, desde a escolha do fruto à limpeza, e todos os cuidados necessários para que este alimento se torne de alta qualidade, para chegar saudável nas mesas dos amazonenses”, destacou Luiz.

No cronograma, agricultores familiares, donos de abatedores, donos de agroindústrias e público externo aprenderão mais sobre a escolha do local, limpeza de área, seleção de açaizeiros, estimativa de produção do fruto, organização de equipe, material para coleta dos frutos de açaí, debulha, armazenamento, transporte, entre outros.

As inscrições para o curso podem ser feitas em um dos 63 escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), nos municípios, no Departamento Pedagógico da Sepror, localizado na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, Bloco G, Conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, ou por meio do link na página oficial da Sepror (www.sepror.am.gov.br).

Foto: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui