As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Sepror apresenta programa de redução de desperdício de alimentos em reunião para o desenvolvimento do agronegócio

Nesta segunda-feira (17/02), aconteceu a 1° reunião do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas (Cadaam), que contou com a participação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), assim como da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). A reunião aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus.

No encontro, o assessor da Sepror, Carlos Henrique Conceição, fez uma apresentação sobre o Programa de Redução de Desperdícios de Alimentos nas Feiras de Manaus, mostrando o desempenho e os resultados de 2019, e também as metas a serem alcançadas em 2020. Para o assessor e também professor universitário, apresentar seu projeto foi muito importante, na medida em que a iniciativa ele contribui para o desenvolvimento do primeiro setor, mas também tem como principal objetivo combater a fome.

“O encontro foi de extrema relevância, pois na reunião estavam pessoas extremamente influentes dentro do estado e que podem servir de intermediadores para futuras parcerias com os supermercados de Manaus, tendo em vista que não é somente nas feiras que há o desperdício de alimentos. Estes perdem seu valor de mercado, mas ainda possuem seu valor nutricional”, disse o assessor.

Com a perspectiva de crescimento do programa, uma das metas é ensinar o agricultor diretamente, sem intermediários, a conduzir melhor seus produtos e, dessa forma, evitar que sejam desperdiçados vários alimentos que ainda podem ser consumidos, gerando assim uma economia e tornando o agricultor local mais direcionado e consciente do seu próprio negócio.

O secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, participou da reunião e falou da metodologia que o Cadaam pretende implantar nos próximos anos para permitir ao setor primário se desenvolver, tornando a atividade autossustentável e rentável para o agricultor e para o Estado.

“O Cadaam é um fórum de suma importância para a efetividade das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor primário. Ações de interiorização do desenvolvimento econômico, visando a complementariedade do modelo da Zona Franca de Manaus, devem passar pelo debate no Conselho”, completou o secretário.

Redução do desperdício – O Programa de Redução de Desperdícios de Alimentos nas Feiras de Manaus, executado pela Sepror em parceria com o Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), recolhe em média 1 tonelada de legumes, frutas e verduras, por semana, de duas feiras de Manaus.

Os alimentos arrecadados são armazenados nos caminhões do Mesa Brasil e encaminhados para o Balneário do Sesc, onde é feita a triagem e a distribuição para as instituições cadastradas no banco de dados do Programa. Em 2019, nos últimos 10 meses do ano, foram arrecadadas aproximadamente 60 toneladas de alimentos.

FOTO: Djalma Júnior