27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sepror entrega 10 toneladas de abacaxi a instituições carentes em Manaus

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do Governo Federal executada pela Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror), entregou, nesta quinta-feira (04/06), 10 toneladas de frutas para 13 instituições socioassistenciais de Manaus.

Na somatória, cinco agricultores da Região Metropolitana de Manaus (RMM), que fazem parte do programa, entregaram seus produtos para as instituições por meio do acompanhamento da Sepror. O alimento entregue, nesta nova remessa, foi o abacaxi, adquirido a partir de investimentos no valor de R$ 19.521, oriundos do Governo Federal.

O secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, participou do evento e falou do momento de dificuldade que muitas pessoas estão tendo por conta da pandemia. “Esse Programa de Aquisição de Alimento com Doação é bom para todos, o produtor que às vezes tem dificuldade de comercializar a produção e recebe um valor justo e ajuda as instituições carentes a doar alimento para quem mais precisa”, disse o titular da Sepror.

Petrucio disse ainda que, por meio do Ministério da Cidadania e apoio do Governo do Amazonas, em breve a aquisição vai entregar mais 16 caminhões ao interior para ajudar no escoamento da produção rural.

O coordenador estadual do programa, Tânis Castro, conta que esta é a quarta entrega para Manaus este ano. Em todo o Amazonas, foram contemplados 55 municípios. “Foram entregues cerca de 10.500 quilos de abacaxi e na próxima quinta, serão entregues 15 toneladas, complementando um ciclo de entidades que atendemos através do programa. Hoje, estamos atendendo 4.600 pessoas e na próxima entrega, serão atendidas cerca de 6.000 pessoas. Isso gera emprego e renda na Região Metropolitana de Manaus, como em todo o estado do Amazonas, onde é beneficiado o agricultor com a venda de produtos da agricultura familiar e as entidades das redes”, ressaltou Tânis.

Foram 13 instituições beneficiadas com a entrega, entre elas: Abrigo Monte Salém, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência e Direitos Humanos (SEMMASDH), Instituto de Inclusão Social e Cidadania e Fundação de Apoio ao Idoso Dr.Thomas.

A assistente social do Instituto de Inclusão Social e Cidadania, Arlete Castro, falou da importância da assistência dada pelo PAA às instituições beneficentes, onde na crise vivenciada pela população por conta da Covid-19, tornou-se de maior valor. “Nós atendemos cerca de 150 famílias que participam do processo de alimentação, isso gira em torno de 900 pessoas beneficiadas. Com essa ajuda que o PAA nos disponibiliza, conseguimos manter a qualidade nutricional nas refeições doadas e suprir a demanda que teve um aumento por causa da pandemia”, disse.

Programa – O PAA é um programa que visa ajudar o produtor rural a comercializar seu produto e, ao mesmo tempo, auxiliar entidades beneficentes, por meio dos alimentos doados, na manutenção de suas ações assistenciais a crianças, jovens e idosos nas mais diversas condições de necessidade. A compra dos alimentos é realizada diretamente com o produtor, sem intermediários.

Foto: Reyzon Almeida/Sepror

spot_img