24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sepultamentos em Manaus chegam a 50 em um único dia; cinco foram por Covid-19

Um total de 50 sepultamentos foi registrado nos cemitérios de Manaus na última quinta-feira (19), sendo cinco tendo como causa a Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. Desse quantitativo, 43 foram registrados nos espaços público, sendo 4 como Covid-19, e sete nos espaços privados, sendo um causado pelo novo coronavírus.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, manifestou preocupação na manhã desta sexta-feira, 20. “Falamos em pandemia como se fosse passado e ela está presente. Ontem (19/11) foram 50 sepultados em Manaus e disseram que foram apenas cinco por Covid-19 entre cemitérios públicos e privados. Isso não é verdade, sabemos que é muito pior. A pandemia está aí e é preciso tomarmos providências”, alertou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o município é responsável por atestar as causas de mortes somente em casos de ocorrência domiciliar. A maior parte das causas de óbitos são atestadas por médicos dos hospitais e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs).

Arthur Neto disse, ainda, que o município tem feito todo esforço necessário para conter o avanço da doença na capital do Amazonas. “Nossas UBSs estão fazendo tudo o que podem, trabalhando dia e noite, para darmos conta da nossa parte e mandamos os casos mais graves para os hospitais do Estado ou para a rede privada”, disse o prefeito, ao relatar que uma das estratégias foi aumentar a oferta da vacinação para reforçar a imunização da populção. “Estamos fazendo testagens e até vacinação contra o H1N1, porque aumenta a imunidade. Recomendo a todo mundo o uso de máscara e que leve a sério algo que está acontecendo na Europa e está acontecendo aqui”, concluiu.

Informe

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que gerencia os cemitérios públicos da cidade, tem dado transparência aos números de enterros e cremações desde o início da pandemia do novo coronavírus, que teve o pico nos meses de abril (com mais de 2,4 mil sepultamentos e cremações) e maio (com mais de 1,8 mil), com números quase três vezes maiores de enterros que os considerados normais, antes da pandemia.

Neste dia 19, dos 43 registros nos espaços gerenciados pela Semulsp, dois de óbitos oriundos de outras cidades. Não houve opção por cremação. Foram registrados, também, sete óbitos em domicílio e do total de sepultamentos no sistema público, oito foram a partir do serviço SOS Funeral, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Ainda entre as causas dos enterros nos cemitérios públicos, foram registradas quatro por insuficiência respiratória, uma parada cardiorrespiratória e uma parada respiratória. Também foram registradas três mortes por causas desconhecidas ou indeterminadas.

Foto – Ingrid Anne / Semcom

spot_img