24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Será neste sábado o Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite no Amazonas

Será neste sábado (18/08) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) faz um alerta aos pais e responsáveis, para que levem as crianças aos postos de saúde para a vacinação. O sarampo, quando agravado, pode levar à morte. A poliomielite, ou paralisia infantil, deixa sequelas graves e também pode levar à morte.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite começou no dia 06 e segue até o dia 31, com ações de imunização executadas pelas Prefeituras municipais. Dados parciais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS- AM) mostram que já foram vacinadas na campanha, até o momento, 15.286 crianças contra a poliomielite (5,14% do público-alvo). No caso do sarampo, foram imunizadas 129.893 crianças (42,6% do público-alvo).

Na vacinação contra a poliomielite, a meta é imunizar 95% do público-alvo, o que corresponde a 304.507 crianças menores de cinco anos, no Amazonas. Contra o sarampo, a meta nacional também é de 95% desse público, embora Manaus já tenha antecipado sua campanha, entre abril e junho, por conta do surto.

No Amazonas, ainda devido ao surto, a recomendação das autoridades sanitárias é que todas as crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas. O foco maior é alcançar as crianças do interior que estão dentro da faixa-etária da campanha.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, informa que todas as unidades de saúde da capital e do interior estão abastecidas com a vacina contra pólio e com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A Susam enviou para os 61 municípios do interior e abasteceu a capital do Amazonas, com 560.978 doses de vacinas contra poliomielite e sarampo. Deodato explica que as crianças devem comparecer às unidades com o cartão de vacinação, para que sejam feitas as atualizações necessárias.

A vacinação das crianças, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, é obrigatória. Os pais ou responsáveis podem pagar multa e até perderem a guarda dos filhos, além de serem responsabilizados por negligência, caso a criança venha a ser vitimada pela doença para a qual não tiver sido imunizada. A obrigatoriedade da vacinação de rotina está prevista nos artigos 14 (parágrafo 1º) e 249, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A coordenadora estadual de imunização da FVS, Izabel Nascimento, ressalta que a principal finalidade da campanha é diminuir a possibilidade da reintrodução do vírus da pólio e, no caso do sarampo, reduzir as ocorrências dos casos da doença na capital e sua expansão para o interior do Estado.

Público-alvo da vacinação – Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a poliomielite. Para o sarampo, a idade, exclusivamente no Amazonas, é para crianças a partir dos seis meses até menos cinco anos.

Onde vacinar – Os pais devem levar os filhos para vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Na capital, a vacinação também está ocorrendo nos Centros de Atenção Integral às Crianças (CAICs). Presentes em todas as zonas geográficas de Manaus, estas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17.

Dia D – O Dia D de mobilização nacional será 18 de agosto, sábado, quando os mais de 36 mil postos em todo o país estarão abertos para vacinação. No total, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas durante toda a campanha.

O que é Sarampo – O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

O que é Poliomielite – A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Confira onde tem CAIC perto de casa:

ZONA SUL

CAIC JOSEPHINA DE MELLO

Rua Felismino Soares nº. 213 Colônia Oliveira Machado

CAIC ALEXANDRE MONTORIL

Rua Coronel Ferreira de Araújo s/nº – Petrópolis

ZONA CENTRO-SUL

CAIC AFRÂNIO SOARES

Avenida Tancredo Neves s/nº Shangrilá – Parque Dez

ZONA OESTE

CAIC ALBERTO CARREIRA

Avenida Brasil s/nº Compensa I

ZONA CENTRO-OESTE

CAIC JOSÉ CARLOS MESTRINHO

Rua 05, nº 367, Alvorada II

CAIC RUBIM DE SÁ

Desembargador João Machado s/nº Campos Elíseos – Planalto

ZONA LESTE

CAIC ANA BRAGA

Rua Alameda Cosme Ferreira s/nº São José I

CAIC DR. EDSON MELO

Avenida Alameda Cosme Ferreira nº. 7995 Zumbi II

CAIC DR. JOSÉ CONTENTE

Avenida Autaz Mirim nº 950 Jorge Teixeira

ZONA NORTE

CAIC GILSON MOREIRA

Rua 02, nº 70, Conjunto Mundo Novo Cidade Nova I

CAIC DR. MOURA TAPAJÓS

Avenida Samaúma, nº 606, Monte das Oliveiras – Galiléia II

CAIC MARIA HELENA GOES

Avenida Chico Mendes, nº 690, Novo Israel

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui