Amazonas Notícias

Serigrafia: reeducandos de Unidade Prisional concluem curso

Ainda em 2022, os internos da unidade realizarão cursos de Letrista e Cartazista

Vinte Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) que fazem parte programa Conhecimento que Liberta, concluíram, nesta semana, o curso de serigrafia no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no quilômetro 8 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). A capacitação foi ofertada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP), da empresa terceirizada RH Multi.

O curso iniciou em janeiro deste ano, totalizando 120 horas. As aulas foram divididas em teorias e práticas. Os reeducandos puderam aprender técnicas de serigrafia manual, automatizada e expansão da serigrafia para área de sublimação.

Os reeducandos que concluíram a qualificação, irão atuar na oficina de serigrafia da unidade, produzindo as estampas de identificação dos uniformes dos internos e dos inscritos no programa de ressocialização. A estimativa é que, diariamente, serão produzidas até 200 pinturas no espaço prisional.

Segundo o secretário titular da Seap, coronel Paulo César Gomes, a secretaria tem o objetivo de proporcionar qualificações profissionais nas unidades prisionais do Estado e com isso contribuir com o seu processo de reintegração social dos reenducandos através do estudo e do trabalho.

“Iniciativas como essas possibilitarão aos reeducandos um futuro promissor quando cumprirem sua pena. Enquanto isso, dentro da unidade, eles atuam em atividades de melhorias do ambiente coletivo, na manutenção e conservação da unidade”, pontuou.

Para o interno Abel (nome fictício), essa capacitação contribuirá para realização dos seus objetivos e sonhos.

“Eu entrei aqui sem perspectiva de vida e agora eu quero sair daqui profissionalizado e trabalhando para sustentar minha filha. Só tenho que agradecer a Seap e a todos os colaboradores que estão empenhados em nos ajudar a mudar de vida”, contou.

FOTO: Divulgação/Seap

Relacioandos