27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Serviço para 2ª via de CNH chega a mais de 100 mil no AM

Todos os anos, milhares de motoristas solicitam a emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Amazonas. Porém, o que muitos condutores não sabem é que o serviço pode ser solicitado diretamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) quando não necessária alteração de dados no documento.

No período de janeiro a outubro desde ano, a capital amazonense assinalou mais de 102.491 mil novos registros de 2ª via de CNH. A emissão da segunda via do documento pode ser solicitada por diversos motivos, como dano ou rasura, extravio, roubo ou furto.

Passo a passo – Para solicitar a 2 ª via da CNH sem alteração de dados, basta o usuário entrar no Portal de Serviços do Detran-AM, clicar no link de 2ª via de CNH, emitir o boleto, seguir as orientações que constaram no boleto e efetuar o pagamento. Após três dias depois de efetuado o pagamento, é possível agendar para pegar a CNH na sede do órgão, portando os documentos necessários.

Alteração de dados – Para o usuário que precisa realizar qualquer alteração de dados no documento o procedimento é um pouco diferente. Nesses casos, quando necessária alteração de dados ou a inclusão de Exerce Atividade Remunerada (EAR) é preciso agendar atendimento pelo Portal de Serviços Detran-AM, no posto escolhido apresentar a CNH original – ou Boletim de Ocorrência (BO), no caso de extravio ou furto do documento –, RG (cópia e original), comprovante de residência (últimos três meses) e certificados de cursos válidos frente e verso (quando houver algum; cópia e original), ou certidão de casamento, no caso de mudança de sobrenome. No dia e hora agendados será emitida a taxa para pagamento da segunda via. Para receber o documento será necessário o agendamento do recebimento.

E, no caso de inclusão de Atividade Remunerada (EAR), após o pagamento da taxa, o usuário deverá se encaminhar à clínica médica que consta no protocolo para a realização do exame psicológico. Após a aprovação do exame, é preciso apenas entrar no site para agendar o recebimento da CNH.

Para mais informações, basta entrar no site do Detran-AM, (https://www.detran.am.gov.br/servicos/2a-via-de-cnh/).

Conveniência – Segundo o gerente do Setor de Habilitação, Gilberto Lira, a medida visa trazer mais comodidade ao usuário, uma vez que ele não precisa se encaminhar ao Detran-AM para solicitar o documento.

“A segunda via da habilitação pode ser solicitada diretamente pelo site, quando não necessária qualquer alteração. Depois de feito todo o trâmite no portal de serviços, o usuário só precisa agendar o recebimento, que ocorre na sede do órgão. Só é necessário o agendamento para solicitar 2ª via quando o motorista precisar fazer qualquer alteração de dados” enfatizou.

Além da comodidade, o valor da taxa de solicitação de segunda via de CNH feita diretamente do site é mais em conta, ficando no valor de R$ 67,44 para todas as categorias. Para o serviço solicitado na sede p valor é de R$ 73,99.

FOTO: Divulgação/Detran-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui