24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Servidores, aposentados e pensionistas nascidos em fevereiro devem estar atentos ao prazo do recadastramento

Sob o risco de ter o salário suspenso, servidores ativos, aposentados e pensionistas do Governo do Amazonas nascidos em fevereiro devem comparecer a uma agência do Bradesco entre os dias 11 e 25 para o recadastramento obrigatório.

O procedimento também é obrigatório para empregados públicos, ocupantes de cargos comissionados, membros de conselhos ou comissões e temporários, além de pensionistas especiais e hansenianos que recebem o benefício pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). Somado, esse público corresponde a 5,3 mil pessoas no mês de fevereiro.

O recadastramento é obrigatório, ainda, para pensionistas e aposentados da Fundação Amazonprev. Ou seja, este ano, os beneficiários da Amazonprev não necessitam mais ir à sede do órgão, localizada no Centro, no mês de aniversário, pois o recadastramento passa a ser no Bradesco.

O procedimento é normatizado pelo Decreto nº 41.350, de 7 de outubro de 2019, e o processo é coordenado pela Sead. A titular da secretaria, Inês Carolina Simonetti, destaca que estão liberados do recadastramento obrigatório quem ingressou no serviço público após o dia 7 de outubro de 2019, data de publicação do decreto. Também estão liberados os inativos e pensionistas cujo ato de concessão do benefício foi publicado em até três meses antes do mês de aniversário.

“O recadastramento deve ser feito em qualquer agência do Bradesco ou postos de atendimento, no âmbito nacional, conforme prevê o decreto estadual. Não precisa ser a agência da sua conta. Para maior comodidade, a Superintendência Regional montou um núcleo de atendimento específico para o recadastramento. O espaço funciona de 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, no período de recadastramento, conforme o calendário publicado junto ao decreto. O núcleo funciona na agência da rua Silva Ramos, Centro”, explicou a secretária Inês Carolina.

O calendário completo do recadastramento, as listas de documentos para ativos, inativos, pendentes e procuradores e outras informações estão no site do Governo do Amazonas (amazonas.am.gov.br), da Sead (sead.am.gov.br) e da Amazonprev (amazonprev.am.gov.br), basta clicar no banner “Recadastramento Obrigatório”.

Qualquer reclamação em relação ao atendimento pode ser feita por meio da Ouvidoria da Sead, pelo telefone (92) 3182-2877 ou pelo e-mail [email protected].

Perda da prazo – Em janeiro, 7,1 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas foram até uma agência ou posto do Bradesco dentro prazo do recadastramento e não terão o salário suspenso. O número corresponde a mais de 82,6% do público esperado para se recadastrar no primeiro mês de 2020.

Os servidores ativos que perderam o prazo devem procurar o setor de RH dos órgãos ondem atuam. Os pensionistas especiais e hansenianos devem ir à Sead (avenida Constelação, 30, Conj. Morada do Sol, Aleixo). Já os pensionistas e aposentados da Amazonprev devem ir até a sede da fundação (avenida Visconde de Porto Alegre, 486, Centro).

FOTO: Gabriel Retondano/Sead

spot_img