24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Servidores da educação são capacitados para atuarem como agentes no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Para capacitar servidores estaduais e municipais no combate efetivo à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus, o Governo do Estado e a Prefeitura de Municipal de Manaus promoveram nesta sexta-feira (12), um treinamento para formar coordenadores e multiplicadores das ações de combate ao mosquito nas instituições públicas em que atuam.

A capacitação desta sexta-feira contou com a participação de servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e faz parte do Programa de Brigadas contra o Aedes Aegypti, uma das estratégias para o enfrentamento e controle do mosquito. O treinamento foi coordenador por técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e aconteceu no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

A mobilização cumpre as determinações do Ministério da Saúde, após o Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura de Manaus terem decretado situação de emergência em decorrência dos casos das doenças transmitidas pelo mosquito.

De acordo com a representante da Seduc e gerente de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar, Adriana Boh, com o treinamento, os servidores estarão aptos a multiplicar informações de prevenção e combate à proliferação do mosquito em seus locais de trabalho.

“O treinamento de brigadistas é uma ação muito importante no combate ao mosquito Aedes Aegypti, pois a partir dessa capacitação, os servidores terão acesso a informações técnicas e deverão assumir a responsabilidade de desenvolver estratégias que possam replicar essas informações dentro das instituições em que atuam, como palestras educativas, por exemplo”, explicou Adriana Boh.

Segundo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, que participou na semana passada, juntamente com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, em Brasília, da cerimônia que marcou a assinatura do Pacto da Educação contra o Zika, a ação é de máxima importância para combater efetivamente os casos de dengue que afetam todo o país.

“Com o Pacto da Educação contra o Zika firmado na última semana em Brasília, a educação do Amazonas assumiu o compromisso de mobilizar estudantes, professores e toda a comunidade escolar para combater os casos de dengue”, afirmou o secretário Rossieli Silva.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui