As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Servidores da Prefeitura de Manaus se atualizam sobre medidas socioeducativas

Voltado para assistentes sociais da Prefeitura de Manaus, o curso “Medidas Socioeducativas para Adolescentes” iniciou na tarde desta segunda-feira, 21/10, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). As aulas seguem até 23/10 e, ao final do curso, os participantes receberão certificação de 15 horas.

A capacitação tem como público-alvo servidores da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e visa apresentar a metodologia do atendimento e a aplicação das medidas socioeducativas, uma preocupação de uma gestão implicada na efetiva garantia dos direitos do adolescente em conflito com a lei.

De acordo com a diretora-geral da Espi/Semad, Stela Cyrino, a capacitação vai reforçar o conhecimento que os participantes já tem na prática. O papel da Escola do Servidor será de atualização dos treinamentos, para que esses profissionais possam desenvolver com mais êxito suas atividades com novas ferramentas.

“O adolescente em conflito com a lei deve ser olhado sob o ângulo e a dinâmica de qualquer outro adolescente, na sua marcha de sucessão de mudanças emocionais, cognitivas e psicológicas”, frisou.

Segundo a secretária da Semasc, Conceição Sampaio, capacitar os técnicos para lidar com o público é assumir um papel de mediador na vida dessas pessoas. “O prefeito Arthur Virgílio Neto preza pela capacitação profissional dos servidores da prefeitura, pois para que a população tenha um atendimento de qualidade e mais humanizado, os servidores devem estar aptos a lidar com as demandas sociais”, afirmou.

A participante do curso e gerente do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Semasc, Géssica Trindade, destaca que muitas pessoas não sabem da importância do acompanhamento para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

“O curso só vem agregar mais conhecimento e proporcionar a troca de experiências para todos os técnicos que estão entrando agora, e os que já fazem parte da equipe”, disse.

Texto – Elidiane Santos / Semad

Foto – Elidiane Santos / Semad

você pode gostar também