24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Servidores da prefeitura participam de curso teórico e prático de pilotagem de drones

Usados como fontes de recursos para georreferenciamento de áreas urbanas, vetorização para mapas, fotogrametria e planejamento urbano, os drones têm importantes ferramentas na elaboração de propostas de planejamento e desenvolvimento de cidades. E a Prefeitura de Manaus tem usado a tecnologia a serviço da capital. No Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), quatro drones estão sendo utilizados para a aplicação do curso básico de “Teoria e Prática na Aplicação em Processamento de Imagens”, cuja primeira turma concluiu as aulas esta semana.

Foram atendidos 11 servidores da autarquia, lotados na Diretoria de Planejamento Urbano (Dpla), e no próximo dia 8/5, mais 12 colaboradores da Diretoria de Operações (Diop) estarão em campo fazendo as aulas práticas. São arquitetos, engenheiros, especialistas em geoprocessamento e técnicos de diversas áreas participando da atividade.

O curso aplicado envolve aspectos regulatórios, leis e normas, autonomia de voo, resolução de imagens, softwares de pilotagem, configurações, pilotagem, montagem e desmontagem, entre outros. Das quatro 4 horas de curso, 3 horas são de teoria e 1 hora de voo prático.

“Hoje o Implurb está homologado com o registro dos equipamentos e tem profissionais cadastrados com certificação para pilotar aeronaves não tripuladas de uso não recreativo, conferida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), tendo responsabilidade na operação segura dos drones”, explica o gerente de Informação e Geoprocessamento do instituto (GIG), Luiz Augusto Albuquerque.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o uso de aeronaves para realizar atividades da autarquia municipal é um diferencial para melhorar a gestão pública. “O uso de tecnologia é uma evolução. Será usada nas atividades desde titulação de lotes da regularização fundiária até reconhecimento de áreas públicas, coleta de dados remotamente para topografia, mapeamento aéreo e vistorias”, destaca Valente.

Pilotagem

Também colaboram no curso, como instrutor, o gerente de Projetos e Programas da Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), Elismar Maciel, e na fotogrametria, Eduardo Souza Marques.

Outra vantagem do uso de drones é a precisão dos dados que são coletados no levantamento, tornando os resultados finais muito mais confiáveis. Além disso, o equipamento oferece ainda a facilidade de acesso a locais de difícil alcance.

Informações

As informações capturadas são processadas, obedecendo as métricas da ciência fotogramétrica, com a finalidade de geração de bases cartográficas da área de interesse.

Pós-processadas, via softwares e aplicativos, como Drone Deploy, Mappa e ArcGIS, as imagens captadas são usadas para formar uma grande foto atualizada da área de interesse, mosaico de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Implurb

spot_img