As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Servidores da Seap recebem treinamento para emissão de carteira de trabalho digital

Uma parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) realiza, nesta semana, um treinamento com servidores do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e das unidades prisionais, para trabalharem na emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital para os reeducandos do sistema prisional do Amazonas.

“Esse treinamento possibilitará agilidade nas ações de emissão de carteira de trabalho digital para os apenados, e assim nosso próprio pessoal poderá, continuamente, realizar esse serviço conforme a demanda, dentro do sistema prisional”, declarou a chefe do Deresc, Keyla Prado.

O diretor do Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine-Am), Alysson Ferreira, deu instruções sobre como operacionalizar o sistema da plataforma do Ministério do Trabalho para a efetivação de cadastro para emissão da CTPS digital, nesta terça-feira (16/06), no Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM 2), localizado no Km 08 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). Na unidade, 101 internos estão cotados para receber o documento.

As ações de emissão da carteira de trabalho digital terão início com os apenados participantes do programa “Trabalhando a Liberdade”, que poderão utilizar o documento em uma futura contratação. Os internos que já possuem o documento físico farão atualização dos mesmos para unificação dos dados. Em seguida, o trabalho continuará até alcançar toda a massa carcerária.

Prosseguimento – Até o próximo dia 3 de julho, o treinamento será realizado em todas as unidades prisionais da capital.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital substitui o documento de papel desde o dia 24 de setembro do ano passado, por meio da Portaria nº 1.065 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, de 23 de setembro de 2019.

FOTO: Divulgação/Seap