24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Servidores do TJ-AM participam de curso sobre Gestão de Finanças e Orçamento Público

Os servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) participam, a partir desta quinta-feira (20) até o dia 26, do curso “Gestão de Finanças e do Orçamento Público”. O treinamento faz parte do Programa de Modernização e Inovação na Gestão, desenvolvido pelo órgão, e que tem como objetivo promover a capacitação estratégica, com foco no atendimento eficiente à sociedade.

A capacitação dos servidores está sendo desenvolvida sob a coordenação geral da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e diretora da ABL e Associados, Angela Bulbol de Lima. Integram a equipe, os professores da Ufam Maria da Glória Guimarães e Daniel Armond de Melo, especialistas em Gestão de Pessoas.

O curso “Gestão de Finanças e do Orçamento” será ministrado pela professora Maria da Glória Guimarães. Entre os temas que serão abordados estão: os princípios básicos do orçamento público; o processo de classificação orçamentária e a importância do sistema orçamentário para as instituições. Como parte da programação, os servidores vão participar de uma oficina de elaboração de orçamento. O curso tem como público-alvo servidores das áreas de orçamento, finanças, materiais, patrimônio e controle interno.

A professora ressalta que o orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas, que está ligado à previsão da receita e despesas do ano. “Se uma instituição pública não se planeja financeiramente, provavelmente vai estar fora do orçamento do Estado no ano seguinte e, consequentemente, não conseguirá realizar suas atividades de forma plena”, disse.

De acordo com Maria da Glória, existem princípios constitucionais no orçamento público, como clareza, equilíbrio e exclusividade, que devem ser seguidos por quem atua nessa área, para que todo o processo de administração financeira do órgão aconteça de forma clara. “No curso, vai ser possível discutir a função de cada um desses princípios”, acrescentou.

A capacitação dos servidores é a segunda fase do Programa de Modernização e Inovação na Gestão do TJ-AM, que iniciou no ano passado, visando a melhoria da performance do órgão em todas as áreas, com relação a prazos e qualidade no atendimento e serviços executados. Os próximos cursos que serão ministrados são de Licitação, Gestão e Fiscalização de Contratos, Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais e Fundamentos de Direito Público.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui