24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Servidores municipais participam de curso on-line sobre sistema previdenciário

Visando facilitar a compreensão sobre o novo sistema previdenciário e os parâmetros que já vigoram, servidores públicos da Prefeitura de Manaus receberam a capacitação “Novas Regras Aplicadas aos Benefícios Previdenciários”, finalizada na tarde desta sexta-feira, 4/9. Totalmente on-line, o curso foi coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Com carga horária de 6 horas, a capacitação aconteceu em parceria com a Manaus Previdência, voltada exclusivamente para servidores da autarquia, que trabalham na concessão de benefícios. O objetivo era apresentar a aplicação das novas regras e cálculo dos benefícios, que se encontram vigentes, e dos critérios que necessitam de adequações futuras.

A capacitação foi ministrada pela especialista em Direito Previdenciário e Regime Próprio de Previdência Social, e diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, por meio da plataforma Google Meet.

“Ao final de 2019, o sistema previdenciário brasileiro passou por uma reforma e algumas regras já são de aplicação imediata para os entes. Então, aí se dá a importância de municiarmos os servidores públicos municipais com essas informações, a respeito das regras válidas desde a aprovação da reforma e aquelas que precisam de adequação das leis municipais, para que passem a valer”, destacou Benayon.

De acordo com a diretora-geral da Espi/Semad, Stela Cyrino, o curso atendeu à demanda proposta pela Manaus Previdência no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) e integra o Programa de Capacitação Continuada da escola.

“Com a pandemia do novo coronavírus, tivemos de nos adaptar e usar ainda mais as ferramentas digitais, para continuar capacitando nossos servidores e mantê-los atualizados, especialmente sobre esse tema”, destacou Cyrino.

Texto – Grasi Cativo / Semad

Foto – Paulo Rodrigo / Semad

spot_img