Take a fresh look at your lifestyle.

Servidores públicos da educação promovem sensibilização contra o câncer de mama e de colo de útero

-publicidade-

 

Com o tema “A Educação contra o Câncer de Mama e Colo de Útero”, a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) lançou oficialmente nesta sexta-feira (7), a campanha do Outubro Rosa.

O Dia “C” foi realizado na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Cínthia Régia Gomes do Livramento, localizada no bairro Nova Vitória, Zona Leste. O alerta, também para a prevenção do colo do útero, deve-se ao fato que o Amazonas lidera a incidência da doença no País, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Prestigiando a abertura da campanha, o secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Algemiro Ferreira Lima, reforçou, junto aos educadores presentes, a importância dos exames preventivos para um possível tratamento contra a doença.

“Precisamos nos despir de qualquer tipo de preconceito em relação aos exames preventivos contra o câncer de mama e colo de útero e também contra o câncer de próstata, que atinge muitos homens. Devemos buscar sempre a prevenção, pois a nossa saúde não tem preço”, alertou o secretário Algemiro Lima.

A programação foi marcada pela exposição fotográfica de um ensaio sensual com mulheres mastectomizadas produzidas pela fotógrafa Érica Melo, além das apresentações do Coral Vozes da Educação, formada por servidores da SEDUC e do grupo de teatro do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Sérgio Pessoa.

Orientações aos educadores

Durante a programação, a assistente social da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon), Leila Aguiar ministrou uma palestra sobre o Outubro Rosa para os servidores da educação e counidade presente.

“A incidência de câncer de mama no Amazonas é muito alta e aproveitando este momento, queremos também enfatizar a importância de falar sobre o câncer de colo de útero. Os exames preventivos são essenciais para que possamos controlar as doenças em seu estágio inicial”, esclareceu Leila Aguiar, que faz parte também da Liga Amazonense contra o Câncer.

A comunidade também foi beneficiada com atendimento psicossocial, fonoaudiológico, nutricionista, ouvidoria, avaliação física, vacinação contra o HPV, coleta de preventivo, autoexame, manicure, massagem relaxante, corte de cabelo e maquiagem.

Campanha do Outubro Rosa

Realizada desde 2013 pela SEDUC, a campanha “Se toque no rosa pela vida”, já realizou 1.086 exames, sendo 229 mamografias, 493 ultrassonografias, 204 preventivos e 160 testes de glicemia.

Executada pela Gerência de Promoção e Valorização do Servidor da SEDUC, a campanha é parte das ações do Programa Valoriza RH, que promove atividades para integrar e favorecer a qualidade de vida dos funcionários públicos estaduais da educação, dentre as quais: atividades de avaliação física, ginástica laboral e palestras diversas sobre saúde.

Fotos: Jhonny Lima/Asscom SEDUC

-publicidade-