27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SES-AM e FVS-AM retomam brigadas contra o Aedes Aegypti nas unidades de saúde

Diretores e representantes de unidades participaram do treinamento na sede da Secretaria de Estado de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) realizaram, nesta sexta-feira (23/04), treinamento com diretores e profissionais da saúde para retomada do Programa de Brigadas Contra o Aedes Aegypti, mosquito vetor transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika, para atuação nas unidades de saúde do Estado, que visa proteger os servidores e evitar a proliferação do mosquito no ambiente hospitalar.

Elaborado pela FVS-AM, o Programa de Brigadas Contra o Aedes Aegypt consiste na formação de mobilizadores para a lista de verificação (checklist) semanal dos 10 minutos contra o Aedes, além da realização de ações educativas e intervenções. Por sua vez, com o Programa Saúde Amazonas, a SES-AM fortalece a parceria como ação prioritária de prevenção em saúde, reativando as brigadas dentro das unidades.

A coordenadora do Saúde Amazonas, Raquel Tapajós, ressalta a importância das brigadas dentro das Unidades de Saúde. “Como os servidores passam muito tempo nos ambientes de trabalho, é necessário promover a saúde e a prevenção dentro das instituições e com isso serem multiplicadores da informação”, disse.

O programa também tem a intenção de diminuir as incidências de dengue e reduzir os possíveis criadouros, nos lugares em que transitam um grande número de pessoas, criando uma equipe responsável pelo monitoramento nos seus ambientes.

A Secretária Executiva Adjunta de Urgência e Emergência, Mônica Melo, apontou a oportunidade de ampliar o Programa nas Unidades e até em outros órgãos do Estado. “Surge o desafio de ampliar o Programa para fora do papel, documentando e monitorando nas unidades de saúde que ainda não tinham, para construir uma grande rede de prevenção e, assim, ser exemplo para outros órgãos também montarem suas brigadas”, destacou.

Atividade – Durante o dia, com o auxílio da equipe técnica da FVS-AM, houve explanação do cenário epidemiológico da dengue na capital, capacitação dos profissionais para execução das ações e entrega de material de apoio, além disso os participantes puderam realizar uma inspeção do checklist como parte prática da brigada.

Participaram, das duas turmas, os diretores de todas as zonas das unidades de saúde da capital e os profissionais da saúde, escolhidos pelas unidades responsáveis para coordenar a equipe da Brigada em cada local.

FOTO: João Pedro Oliveira/SES-AM

spot_img