Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

SES-AM entrega concentradores de oxigênio para Rio Preto da Eva

Os equipamentos irão auxiliar na assistência à saúde em geral e no tratamento de pacientes com Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) entregou, nesta terça-feira (23/03), sete concentradores de oxigênio para o município de Rio Preto da Eva, na região metropolitana de Manaus, a 57 quilômetros da capital. Os equipamentos foram doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e irão auxiliar na assistência à saúde geral e no tratamento de pacientes com Covid-19 do município.

“Ainda não temos previsão de instalação de usina em Rio Preto da Eva, que é um município muito próximo da capital e com acesso terrestre e fácil logística, mandamos esses sete concentradores para apoiar no atendimento do hospital. Isso vai ajudar na diminuição do consumo do gás oxigênio em cilindros e no tratamento dos pacientes com Covid-19”, declarou o secretário executivo de assistência do interior (SEAI) da SES-AM, Cássio Espírito Santo.

O secretário ressaltou que o município também recebe os cilindros de oxigênio que são recarregados pelo Governo do Amazonas, medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e testes rápidos de detecção do novo coronavírus.

“Enviamos um primeiro lote de testes rápidos de anticorpos, que é o IgG e IgM, depois nós recebemos uma doação de testes rápidos de antígeno e encaminhamos também para os municípios. Esses testes rápidos de antígeno foram de uma doação da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde)”, explicou o secretário.

Cássio frisou que os equipamentos ficarão como legado da pandemia no município que, segundo o secretário, apresenta cenário epidemiológico controlado, tanto em novas internações quanto no consumo de oxigênio.

Doações – O Unicef doou à SES-AM 50 concentrados de oxigênio que foram distribuídos para os municípios do Estado do Amazonas.

“Essa atitude é uma das muitas que desenvolvemos desde o começo da pandemia no Amazonas e pelo Brasil. Confirmamos, por meio dessa ação, nosso compromisso de apoiar o Amazonas, tanto na capital como nos municípios, no enfrentamento dessa crise e assegurando a garantia da saúde e dos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias, principalmente as mais vulneráveis”, afirmou a chefe do escritório do Unicef em Manaus, Debora Nandja.

Conforme o secretário da SEAI, o Estado do Amazonas recebeu também a doação de 30 concentrados da Opas. “Fizemos um planejamento para a distribuição desses equipamentos. Diversos municípios acabaram recebendo de acordo com a necessidade e a peculiaridade de cada um. Em municípios que não tinham usina e inúmeras dificuldades fomos alocando. E ficamos com a reserva técnica de sete concentrados que foram enviados a Rio Preto da Eva”, explicou.

O Amazonas possui 37 usinas de oxigênio hospitalar em funcionamento, com a produção diária de 15.864 metros cúbicos de oxigênio, abrangendo 20 municípios do estado, incluindo a capital.

FOTO: Bruno Kelly/Unicef

-publicidade-