27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SES-AM expande projeto de telemedicina no interior do Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) expandiu para os municípios de Envira e Lábrea, no interior do Amazonas, um projeto de teleconsultas financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e apoiado pelo Hospital Albert Einstein (HAE).

O projeto já está em funcionamento no município do Careiro e em Manaus, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana para atendimento nas especialidades de ortopedia geral e pediátrica, reumatologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia adulto e pediatria, pneumologia, proctologia, gastroenterologia, urologia e cirurgia vascular.

Desde a implantação das teleconsultas, em fevereiro, 32 pacientes já receberam atendimento especializado em cardiologia, reumatologia e neurologia adulto e pediátrica, em Envira e Lábrea.

As consultas são realizadas por médicos especialistas do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, por meio de videochamadas, pré-agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg), visando reduzir a fila de espera da regulação para consultas especializadas e ampliar o uso da telessaúde no estado. Vale ressaltar que a teleconsulta acontece por decisão do paciente.

De acordo com secretário executivo adjunto de Tecnologia da Informação, Francisco Arce, para receber o projeto os municípios receberam reforço no sinal de internet.

“Os municípios inseridos no programa estão recebendo ampliação no sinal de internet, estamos agindo também com equipes do projeto da Amazônia Conectada, do Ministério da Defesa, que tem como objetivo estender as instalações para 8 mil quilômetros de redes ópticas, o que favorece que nós da SES-AM possamos avançar na implantação da telessaúde no interior no estado”.

Além dos quatro municípios que estão com o projeto implantado, 17 municípios já receberam equipamentos e outros seis aguardam a entrega dos computadores, microfone e webcam para a realização das consultas. A previsão da SES-AM é que todos os 27 municípios estejam com as teleconsultas em andamento até o fim de 2021.

“Conforme os municípios vão recebendo equipamentos, reforço no sinal de internet, as equipes dos hospitais vão receber o treinamento on-line do Hospital Albert Einstein para iniciar os atendimentos”, esclarece o secretário.

FOTO: Divulgação/SES-AM

spot_img