24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

SES-AM realiza 1º Workshop Amazonense de Ultrassonografia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, neste sábado (10/07), o 1º Workshop Amazonense de Ultrassonografia. As palestras acontecem a partir das 8h, no auditório da secretaria, na avenida André Araújo, Aleixo, e têm o objetivo de capacitar os profissionais responsáveis pelo serviço nas unidades de saúde do interior do estado.

“Os 62 municípios do estado contam com aparelho de ultrassonografia com doppler. O objetivo é reunir os médicos para o treinamento e reciclagem de conhecimento com palestras nas áreas de obstetrícia e também na ultrassonografia pulmonar em pacientes acometidos pela Covid-19. Esse workshop tem a proposta de ser uma semente plantada para que nos anos seguintes a iniciativa seja novamente realizada no estado”, explicou o médico e assessor da SES-AM, Afrânio George, que é membro da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS) e responsável pela organização do evento.

“O médico do município do interior, que não possui tomógrafo, pode fazer a ultrassonografia para avaliar o comprometimento pulmonar do paciente com suspeita ou com a confirmação de Covid-19”, acrescentou Afrânio.

Palestras – A Ultrassonografia pulmonar na infecção por Covid-19 será o tema da palestra do médico ultrassonografista, José Arruda, CEO do Instituto Arruda Câmara, do Rio de Janeiro, membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), membro titular da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia e membro do American Instituto Of Ultrasound In Medicine (AIUM).

O evento contará, ainda, com a palestra dos médicos Ricardo Machado, chefe do serviço de ultrassonografia do Hospital Adriano Jorge, que falará sobre Ultrassonografia no 1º trimestre da Gravidez; e do médico chefe do setor de ultrassonografia da Maternidade Nazira Daou e membro titular do CBR, Antenor Barbosa. Ele falará sobre a realização do exame nos 2º e 3º trimestres da gestação.

Adesão – Segundo a organização do evento, 48 médicos de municípios do interior do estado efetuaram a inscrição para o evento. Com a grande repercussão e a manifestação de profissionais da capital em participar do workshop, o convite foi estendido aos médicos das policlínicas e das maternidades da rede estadual de saúde.

Foto: Divulgação

spot_img