25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

SES-AM tem programação especial para servidores durante “Setembro Amarelo”

Técnicos da gerência de Saúde Mental e da Rede Estadual de Atenção Psicossocial iniciaram nesta sexta-feira (11/09) uma série de ações voltadas para os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) com foco no “Setembro Amarelo”, mês em que se trabalha a sensibilização quanto à valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

Os técnicos visitaram diferentes setores da SES-AM incentivando os servidores a atentarem para a importância da saúde mental e a criarem hábitos simples, como momentos de conversas e de descontração com os colegas. “Atitudes simples como um ‘bom dia’, ‘como vai?’, podem mudar o dia de um colega e o seu também”, lembra o coordenador da Rede Estadual de Atenção Psicossocial, Ismael Reis.

O tema da SES-AM para o “Setembro Amarelo” em 2020 é “De Vento em Popa: Valorizando Vidas Amazônidas”. Todas as sextas-feiras do mês de setembro haverá uma programação especial para os servidores da sede da secretaria, com abordagens voltadas para o tema da campanha deste ano.

“Vamos fazer rodas de conversas nos setores para trabalhar a temática sobre saúde mental, autocuidado, a importância de você ter a preocupação de o que tem feito para a sua saúde mental, que ações e reflexões fazemos para esse autocuidado”, explica a gerente de Saúde Mental da SES-AM, Helione Lima.

Nas conversas os servidores também são estimulados a participarem das ações oferecidas no Centro de Atenção ao Servidor (CAS), como as Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

“Temos aqui na sede do Centro de Atenção ao Servidor que oferece práticas integrativas da saúde, como auriculoterapia, aromaterapia, constelação familiar, que são práticas que trabalham questões como insônia, ansiedade, conflitos. Isso é muito importante para que a gente possa nos fortalecer e trabalhar nossa saúde mental”, destaca Helione.

Personagem – A enfermeira auditora Elanny Barbosa, servidora da SES-AM, elogiou a iniciativa, concordando que gestos simples no ambiente de trabalho podem fazer grande diferença.

“Acho isso extremamente importante, porque os servidores normalmente trabalham com uma carga de pressão maior, por trabalhar com os processos de saúde. Nem sempre eu sei o que está acontecendo com o outro, mas às vezes uma simples conversa, um tempinho que se tira para ir fazer aromaterapia, faz com que a gente se sinta valorizado não só como profissional, mas como pessoa. Porque às vezes a gente está passando por questões emocionais do lado pessoal que interferem no lado profissional, e essas ações realizadas na secretaria valorizam os servidores”, comentou Elanny.

Programação – O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, com enfoque no mês de setembro.

A programação do “Setembro Amarelo” para os servidores da SES-AM é a seguinte:

18/09 – Rodas de conversa nos setores. Tema: Estratégias de Bem Viver;

24/09 – Mesa Redonda para profissionais da saúde. Tema: Diálogos sobre Saúde Mental em Tempos de Covid-19;

25/09 – Apresentação do “Maracatu Quebra Muros” formado pelos usuários do CAPS Silvério Tundis;

02/10 – Tenda de Contos;

09/10 – Encerramento com apresentação cultural (entrega e projeto surpresa).

Foto: Lúcio Pinheiro/SES-AM.

spot_img