24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

SES-AM tem sala de comando na Arena da Amazônia para organizar mutirão

Organizar um evento como o mutirão da campanha Vacina Amazonas exige planejamento, estratégia e controle. Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) montou, no ponto de vacinação da Arena da Amazônia, uma sala de comando para reunir os secretários, as coordenações e gestores que tomam as decisões que movimentam o mutirão.

A estrutura montada abriga servidores da SES-AM, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), e serve como o ponto focal das coordenações que atuam nos três pontos de vacinação na Arena da Amazônia, no Centro de Convenções Vasco Vasques – Segunda Etapa e no Sambódromo.

“Aqui no gabinete a gente se reúne com a FVS, com a secretaria municipal de Saúde e outras secretarias que participam do governo do estado, porque todos têm um papel fundamental nesse mutirão, em torno de 24 ou 48 horas, a gente consegue estruturar tudo para que o evento aconteça com sucesso e a gente consiga atingir o objetivo”, afirmou a chefe do departamento urgência e emergência da SES-AM, Bruna Machado.

Na sala são discutidas as estratégias para melhorar o fluxo de atendimento, aumento de postos de vacinação, organização da logística do mutirão, além de ser um espaço para identificar os imprevistos e discutir as soluções.

“Nós temos uma estrutura muito rica, em termos de estrutura física, e, juntamente com a empolgação dos servidores da saúde, o envolvimento de todas as nossas unidades de saúde torna bem mais fácil a implementação da logística, mesmo sendo de curto período. E esse envolvimento também fica bastante leve para a secretaria, na organização de um mutirão como esse”, declarou o secretário executivo de assistência da capital, Jani Kenta.

O local também funciona como ponto de apoio para armazenamento de materiais, preparação e separação dos cartões de vacina e organização das equipes de vacinação.

“A aqui não existe protagonismo, aqui é uma equipe, todos têm um papel fundamental nesse mutirão de vacinação, onde a gente tem um objetivo único, que é atingir o máximo de público-alvo, graças a Deus a gente consegue atingir as metas de todo mutirão, então a população adere bem, contribui com a gente, atende a nossa expectativa. E isso é muito gratificante, é bem cansativo, mas no final é bem gratificante”, finaliza a coordenadora.

Mobilização – O mutirão Vacina Amazonas está em sua terceira edição na capital amazonense, e é uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus. A capital é uma das primeiras do Brasil a vacinar toda a sua população adulta acima dos 18 anos.

Pontos de vacinação – das 9h à meia-noite

Zona Oeste

Sambódromo – Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho

Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro

Somente drive-thru

Centro de Convenções Vasco Vasques – Segunda Etapa

Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores

Somente pedestre

Arena da Amazônia Vivaldo Lima

Avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores

Somente drive-thru

Pontos de vacinação – das 9h às 16h

Zona Oeste

Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou

Avenida Brasil, s/n° – Santo Antônio

Zona Norte

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 – Cidade Nova

Somente para pedestre

Shopping Phelippe Daou

Avenida Camapuã, 2.939 – Cidade de Deus

Somente para pedestre

UBS Arthur Virgílio

Travessa 10, 3.015 – Amazonino Mendes

UBS Sálvio Belota

Rua Samambaia, 786 – Santa Etelvina

Zona Sul

Studio 5 – Centro de Convenções

Avenida Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial I

Somente para pedestre

UBS Nilton Lins

Avenida Professor Nilton Lins, 3.259 – Flores

Zona Leste

SESI – Clube do Trabalhador

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Ponto para pedestre e drive-thru

UBS Guilherme Alexandre

Rua Nova República, 575 – Colônia Antônio Aleixo

UBS Platão Araújo

Rua Antônio Lisboa, s/nº – Puraquequara

UBS Gebes de Medeiros

Rua Pirarucu, 1.000 – Jorge Teixeira

UBS Amazonas Palhano

Rua Antônio Matias, s/nº – São José 2

FOTO: Tácio Melo/Secom

spot_img