24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

SES-AM vai implantar 30 novas ouvidorias em unidades do interior

A reestruturação das ouvidorias do Estado faz parte do Programa Saúde Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está trabalhando na reestruturação das ouvidorias nas unidades da rede pública estadual. O maior investimento será feito no interior, com previsão de inaugurar 30 novas ouvidorias até o final do ano, com 12 unidades a serem abertas ainda neste semestre.

A estruturação da ouvidoria da SES-AM e das ouvidorias das unidades é mais uma ação do Saúde Amazonas, programa do Governo do Estado que tem o objetivo de reestruturar e melhorar a rede de assistência no Estado.

A secretaria possui atualmente 35 unidades de saúde com ouvidorias, todas em Manaus. Até o final do ano, esse número deve saltar para 65. Os municípios que devem ter implantadas novas ouvidorias até o mês de junho são: Boca do Acre; Coari; Eirunepé; Guajará; Humaitá; Itacoatiara; Lábrea; Manacapuru; Parintins; São Gabriel da Cachoeira; Tabatinga; e Tefé.

Segundo a Ouvidora Geral da SES-AM, Rozana Castro Rodrigues, hoje as ouvidorias passam pelo processo de fortalecimento e melhoria na qualidade do serviço prestado, com a implantação da nova versão do Ouvidor SUS, para alcance de respostas mais rápidas. Os servidores estão treinando para que essa atenção seja realizada de forma mais eficaz e mais rápida.

Essa reestruturação está sendo implantada desde o final de 2020, com a disposição dos canais diretos de comunicação com as ouvidorias, para melhoria do diálogo direto com a gestão do Sistema único de Saúde (SUS) no Amazonas. O secretário executivo de Controle Interno da SES-AM, Silvio Romano, disse ser fundamental esse trabalho de melhoria das ouvidorias.

“As ouvidorias são um fundamental canal de avaliação de que a SES está caminhando na direção certa. Para avaliarmos o caminho que está sendo tomado, tendo uma visão ampla dos nossos serviços na capital e agora no interior. Temos os nossos canais de comunicação, mas a população gosta de ir até o espaço físico e não só para reclamar, mas também para apontar soluções e agradecer”, disse Silvio Romano.

Capital – Em Manaus, também estão ocorrendo melhorias. Na própria sede da SES-AM, a ouvidoria foi realocada para área de fácil acesso da população, logo após a recepção. A mudança ocorreu neste mês de abril.

Nas demais unidades da rede de saúde estadual na capital, uma nova ouvidoria foi inaugurada no Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, no mês de março. Outras quatro ainda serão inauguradas, sendo duas com previsão de entrega em maio, no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Sul e no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Outras duas ouvidorias que também devem ser inauguradas são do Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha (HGGR) e SPA do Alvorada.

Serviço – A ouvidoria da SES-AM fica localizada na sede do órgão, na avenida André Araújo, na zona centro-sul de Manaus, funcionando com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Os canais de atendimento virtual da ouvidoria da SES-AM são:

Telefone: (92) 98418-5011;

Disk Saúde: 136;

Website: saude.am.gov.br

E-mail: [email protected]

FOTO: Geizyara Brandão/SES-AM

spot_img