27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

SESI anuncia 400 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

Com uso de plataformas digitais na metodologia de ensino a distância, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI está com matrículas abertas até o dia 30 de outubro para novas turmas do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Atendendo as recomendações das autoridades de saúde com a suspensão das aulas presenciais, o ensino continua em novo formato agora on-line.

Desde 2016, o SESI tem a capacitação para a EJA EaD, com aprovação no Conselho Nacional de Educação e, para se reinventar em meio à pandemia, o método de ensino começou a ser aplicado em busca de alcançar o maior número de alunos possível que, presencialmente, chega a 900 estudantes, divididos nos turnos vespertino e noturno.

“Para eles, é comum acreditar que a oportunidade já foi perdida e, na modalidade on-line, esse participante/aluno é o principal responsável para a geração de resultados em seu aprendizado; é o elemento central do processo de ensino-aprendizagem e deve ater-se a uma nova concepção nesse processo”, disse a gerente da EJA do SESI, Patrícia Bezerra.

Os alunos recebem as atividades via WhatsApp e começam os estudos quando e onde quiserem, cumprindo os prazos de entrega das atividades. Com o uso da plataforma Zoom e Google Meet, os alunos tem aulas, podem interagir e tirar dúvidas em tempo real com os professores e colegas de classe, além de, por meio de outras ferramentas do Google For Education, como Google Forms, realizar testes on-line para testar os conhecimentos adquiridos nos estudos em casa.

A metodologia de ensino da EJA do SESI é adequada a todas as faixas etárias de alunos e alinha sempre as experiências e conhecimentos adquiridos de cada estudante ao longo da vida, tendo os conteúdos didáticos em sintonia com o segmento da indústria em que muitas vezes esse aluno já atua em paralelo ao ensino básico. “Percebemos que muitos alunos desconheciam essas ferramentas on-line antes da pandemia e, com o ensino da EJA, o aluno não só teve a oportunidade de conhecer como aprendeu a utilizar”, contou ela.

As mudanças com acréscimo das plataformas on-line têm tido resultados positivos entre os alunos e professores e, de acordo com a gerente da EJA SESI, Patrícia Bezerra, mesmo após o retorno para o presencial, as aulas permanecerão híbridas. “A função da escola é integrar a parte acadêmica ao desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais na formação dos alunos, por esta razão estamos organizando o retorno gradual e escalonado dos nossos estudantes, observando os critérios de proteção e segurança definidos pelos órgãos oficiais de saúde e educação”, ressaltou ela.

As matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) on-line estão abertas para os trabalhadores, dependentes e públicos em geral. Os interessados em contratar os serviços podem adquirir mais informações ligando ou via WhatsApp pelos números (92) 98404-3683/ 98432-3860/ 98432-4104 ou 98432-5184.

Foto: Divulgação

spot_img