O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) promove nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Clube do Trabalhador do Amazonas, de 8 às 17 horas, a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). Ao todo, 31 equipes, com aproximadamente 300 alunos, de escolas do SESI, escolas públicas e particulares estarão competindo entre si, em busca da classificação para a fase nacional do torneio, em Brasília, de 13 a 15 de março.

Durante os dois dias, as equipes serão avaliadas em três provas, sendo elas design de robô, no qual as equipes apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida; Projeto de pesquisa: um problema do mundo real é pesquisado, conforme o tema do desafio e, em seguida, soluções inovadoras são criadas, experimentadas e compartilhadas com os outros; Core Values: os valores são centrais para a FLL: os alunos aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe, sendo a única categoria eliminatória; e Desafio do Robô, sendo três partidas de dois minutos e 30 segundos para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos.

O SESI é o organizador oficial da competição no Brasil. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST).

A melhor equipe do Torneio Nacional de Robótica garante vaga no World Festival que acontece nos Estados Unidos, na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, em abril deste ano. O World Festival reúne os campeões de vários torneios de robótica pelo mundo.