Amazonas Notícias

Setembro Amarelo: Caimi André Araújo faz abertura do mês de prevenção ao suicídio 

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e apoio àqueles que enfrentam problemas emocionais e mentais, o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUS), realizou a abertura da campanha nesta sexta-feira (1º/09), com um dia de atividades e reflexões para os pacientes presentes na unidade. 

Em todo o mundo, pessoas se unem para espalhar a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental e combater o estigma associado ao tema. A psicóloga Danielle Macedo, destaca a relevância de promover essas ações que salvam muitas vidas. 

“A principal abordagem é permitir que nossos usuários identifiquem pessoas próximas que possam estar pensando em suicídio. Frases como ‘Hoje eu queria dormir e nunca mais acordar’, ‘Minha vida não tem mais sentido’ e ‘Eu sou inútil’ são exemplos de alertas que devemos prestar atenção no nosso dia a dia”, destaca a psicóloga. 

Durante esse período do ano, são desenvolvidos vários eventos, palestras e iniciativas que tem como objetivo promover diálogos abertos, oferecer suporte emocional e informações cruciais sobre como identificar sinais de alerta e buscar ajuda. 

O principal objetivo do mês de Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre a importância de prevenir o suicídio, mostrando que há esperança mesmo nos momentos mais difíceis. 

FOTO: Divulgação/ SES-AM  

Relacioandos