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SETRAB/SINE AMAZONAS: novas regras do seguro desemprego já estão valendo

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Com intuito de ofertar bons serviços ao trabalhador, a Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB), por meio do SINE Amazonas, realizou na tarde desta sexta-feira (06/03), treinamento com os Técnicos da Central de Atendimento do SINE AMAZONAS e os Técnicos que realizam atendimento nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC´s), sobre as “Novas regras do Seguro Desemprego”.

As mudanças foram anunciadas pelo Governo Federal no final do ano passado e entraram em vigor no ultimo sábado (28/02). O Seguro desemprego, que era concedido a quem tivesse pelo menos seis meses de trabalho, agora só será concedido, pela primeira vez, para quem passou pelo menos 18 meses na empresa. Na segunda solicitação, a exigência será de 12 meses e na terceira, o benefício é concedido para quem tem seis meses consecutivos de empresa.

A SETRAB/SINE AMAZONAS está voltada para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, e também disponibiliza Emissão de Carteira do Trabalho (CTPS), Cadastro e Encaminhamento para emprego, e Solicitação do Seguro Desemprego, de segunda a sexta-feira, de 08 às 17 horas.

Abaixo critérios para acesso ao Seguro desemprego que sofreram alteração com a imposição da MP 665/2014:

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Documentos necessários para solicitar o Seguro Desemprego:
– Carteira do Trabalho – CTPS;
– Comprovante de Saque do FGTS;
– 03 últimos contra cheques (original e cópia);
– Termo de Rescisão de Contrato (quitado, assinado e homologado);
– Requerimento do Seguro Desemprego (via verde e marrom, assinada e carimbada);
– CPF, Identidade e Comprovante de Residência;
– Cartão do PIS/PASEP;
– Comprovante de Escolaridade (original e cópia);
E, em caso de reclamação trabalhista, apresentar a sentença judicial ou homologação do acordo.

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