As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Shopping do Artesanato e Economia Solidária realiza dois dias de promoções com até 50% de desconto

Governo 3

Artesãos e empreendimentos da capital e interior participam da “Black Friday”

Os empreendedores do Shopping do Artesanato e Economia Solidária do Amazonas começaram a semana movimentando as vendas com descontos que vão de 10% a 50%, em diversos produtos. O local, que funciona na zona centro-sul de Manaus, aderiu aos preços baixos e criou uma versão da Black Friday que iniciou nesta segunda (25) e segue na terça-feira (26/11), observando a época das festas de final de ano, em que a busca pelos presentes se intensifica.

Todas as 87 lojas do shopping oferecem descontos nos mais variados produtos. “Isso foi feito para fazer o chamamento das pessoas, para eles virem aqui, conhecer o artesanato, economia solidária e todos os produtos que estão nessa grande promoção. É uma variedade enorme, bolsas, tem sapatos, tem sandálias customizadas, material para sua casa, de Natal, cama, mesa e banho, almofadas, coisas belíssimas. Fora o nosso artesanato, que são lindíssimas peças para dar de presente de Natal”, pontuou a secretária executiva da Secretaria de Estado, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Neila Azrak.

Entre as peças comercializadas, é possível encontrar artesanato produzido tanto na capital quanto no interior do Amazonas, de municípios como São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Tabatinga. A secretária ressalta que os artesãos ainda não vinculados à Sedecti podem procurar a secretaria.

“Eles têm que vir aqui fazer o cadastro, tirar a carteira genuína de artesão, passar por um procedimento técnico. Nós expedimos a carteira e eles já fazem parte da nossa lista. Com isso, todas as vezes que temos as nossas feiras nacionais, locais e internacionais, fazemos um chamamento, uma curadoria, e todos eles têm a possibilidade de participar”, frisou Neila Azrak.

Itens natalinos – A artesã Dinorah Carvalho, que há seis meses está instalada no Shopping do Artesanato, aproveita o final do ano para investir na temática natalina, na produção das peças. Ela conta que espera aumentar as vendas durante os dois dias de promoção.

Governo 2

“Eu tenho uma expectativa de 40% (de aumento), entre vendas e encomendas. Aqui na loja a gente trabalha voltado para cama, mesa e banho. Aceitamos encomendas, fora alguns produtos que fazemos por criatividade nossa mesmo”, afirma Dinorah, frisando que as promoções também motivam os empreendedores. “É bem vantajoso e estimulante, porque às vezes a gente fica com o produto parado e fica sem ideias do que fazer, como vender ou onde vender, com um preço mais acessível”, destaca.

Itens regionais – Entre os produtos mais procurados por amazonenses e turistas, estão as biojoias. Em uma das lojas do Shopping do Artesanato, é possível encontrar peças fabricadas em prata e matérias-primas regionais por preços a partir de R$ 30.

“A gente trabalha várias vezes com promoções. Dia dos Namorados também a gente faz promoções, e aqui a nossa Black Friday vai até o final de dezembro. Hoje (25) e amanhã (26/11) tem 10% e 20% de desconto nas peças. Nós usamos nas nossas biojoias prata, semente de tucumã, ouriço de castanha, babaçu e palha de arumã”, disse a proprietária, Luana Brenches.

Potencial econômico – De acordo com informações da Sedecti, o artesanato do Amazonas registrou, no período de janeiro a setembro de 2019, o valor de R$ 1.311.266,25 em comercialização e encomenda de produtos artesanais do estado, em atividades realizadas em Manaus, no interior e em eventos nacionais e internacionais.

A venda de artesanato é uma estratégia de fomento implantada pelo Governo do Amazonas, que tem o Shopping do Artesanato e Economia Solidária como principal vitrine fixa de exposição para os trabalhos dos artistas, e que conta ainda com o apoio para participação dos artistas em eventos da área. A estratégia garantiu vendas e encomendas de 68.737 peças e produtos no período. Dentre essas peças, 27.950 foram comercializadas e encomendadas no shopping, representando 40% do total.

O Shopping do Artesanato e Economia Solidária do Amazonas fica na Galeria +, localizada na avenida Djalma Batista, 1.018, Chapada, zona centro-sul. O espaço funciona das 10h às 18h, de segunda-feira a sábado.

FOTO: Bruno Zanardo/Secom