As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Sidney Leite defende criação da Universidade da Tríplice Fronteira onde vivem mais de 76 mil índios de 18 etnias

Gov Agricultura

Projeto de lei já tramita na Câmara dos Deputados e pretende desmembrar a Ufam no interior para a criação da Universidade do Alto Solimões

Durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (25), o deputado federal Sidney Leite (PSD) defendeu o projeto de lei do Executivo que cria a Universidade do Alto Solimões e que em seu cerne, terá a missão de integrar os países da tríplice fronteira: Brasil, Colômbia e Peru, que fazem fronteira com municípios do Alto Solimões.
“Estamos empenhados em construir a quatro mãos a Universidade da Tríplice Fronteira lá no Alto Solimões, na divisa com a Colômbia e Peru. Naquela região, temos mais de 76 mil índios, 300 comunidades em mais de 18 etnias”, disse o deputado.
No fim de semana, Leite participou de uma audiência pública na cidade de Benjamin Constant, onde tem um campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde foi debatido o projeto de lei que desmembra essa unidade, dando lugar à Universidade do Alto Solimões.
Em seu discurso aos presentes, Sidney destacou que, neste momento, o principal desafio é a articulação política para que a proposta seja aprovada pela Câmara dos Deputados, haja vista que a matéria tem impacto financeiro. “Temos que tomar muito cuidado com o discurso para não ‘ajudar’ o discurso do ministro da Economia, que não quer aumentar despesas. De cara, o custeio dessa universidade será de R$ 2 bilhões. Temos que caminhar com habilidade nessa construção política”, ressaltou o deputado federal.

você pode gostar também