Take a fresh look at your lifestyle.

Sidney Leite elogia o abastecimento de energia em 86 localidades do AM

-publicidade-

O abastecimento de 86 localidades do Amazonas com energia elétrica foi tema do pronunciamento do deputado Sidney Leite (PROS), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (27). Ele lembrou que no último dia 5 de janeiro a Eletrobras Distribuição Amazonas assinou nove contratos com Consórcios Produtores Independentes de Energia – PIEs – destinados à aquisição de energia elétrica, para beneficiar essas comunidades.

Sidney Leite disse que a assinatura desses contratos, da ordem de R$ 20 bilhões, com média de 15 anos de vigência, é fruto de várias Audiências Públicas realizadas pela Assembleia Legislativa e também de visitas feitas aos parques de geração de energia, além da ação do Governo Federal. “A Amazonas Energia tomou a decisão de terceirizar todo o parque de geração de energia no interior amazonense, haja vista que a parte de geração de energia na cidade de Manaus foi praticamente resolvida, com a interligação do Linhão de Tucurui”, disse o deputado, ressaltando que, no inverno, a capital amazonense tem energia sobrando.

Essa decisão, de acordo com o deputado, vai fortalecer o abastecimento de energia elétrica na região, proporcionando qualidade de vida à população, dando início a recuperação econômica no Estado. “Estamos falando de empregos gerados direta e indiretamente, além de impostos que irão permitir que esses locais cresçam economicamente, haja vista que as usinas serão transferidas do centro da cidade para locais mais afastados”, garantiu Sidney Leite.

Ao todo são nove contratos, divididos em dois grupos: o primeiro contempla 33 localidades das calhas dos rios Solimões, Japurá e Juruá. No grupo dois são 53 localidades pertencentes às calhas do Médio Amazonas, Negro, Solimões, Purus, Madeira, São Gabriel da Cachoeira e Autazes.

-publicidade-