27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Simulado de emergência de gás natural é supervisionado pela Arsam

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam) participou do “8° Simulado de Emergência de Gás Natural”, realizado na manhã desta quarta-feira (06/11), na avenida Palmeira do Miriti, Distrito Industrial II. O simulado é realizado anualmente, desde 2011, pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), com o objetivo de reforçar a segurança da rede de gás natural de Manaus.

A ação é realizada em parceria com órgãos estaduais e municipais de segurança, saúde e infraestrutura, para avaliar o tempo de resposta dos mesmos para atendimento de emergência em situações excepcionais, como o vazamento de gás a partir de um rompimento ocasionado por retroescavadeira na rede subterrânea de distribuição da Cigás. Ao longo dos nove anos de operações comerciais com gás canalizado na capital amazonense, não houve registros de acidentes dessa natureza.

De acordo com Sélvio Picanço, engenheiro da Arsam responsável pela fiscalização do serviço de gás, esse tipo de simulado já previsto pelo contrato de concessão e é fundamental, visto que, de forma prática, auxilia os demais órgãos a operar de forma rápida em situações de riscos, como acidentes, ainda que a Cigás contte com brigada de incêndio própria e monitoramento de segurança das redes 24 horas.

“As ações integradas são proativas e totalmente benéficas para a população em geral, pois garante minimizar os perigos causados pela inadequada utilização da rede de gás. Além disso, a análise dos resultados obtidos por meio dos simulados garante a melhoria dos trabalhos realizados pela prestadora do serviço”.

Cabe à Arsam fiscalizar a execução dos serviços prestados pela Cigás, zelando pela qualidade e eficiência, avaliando o cumprimento das metas e padrões estabelecidos pelo contrato de concessão, e impondo medidas corretivas e sanções, quando for o caso. Participaram do simulado: Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) e Defesa Civil Municipal.

FOTO: Divulgação/Arsam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui