Sindifisco-AM homenageia auditores fiscais com Medalha de Mérito Fiscal e Diploma de Reconhecimento Fiscal

O Sindicato de Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Estado do Amazonas (Sindifisco-AM) realizou uma série de homenagens aos auditores fiscais de tributos estaduais na manhã desta sexta-feira (21/09), em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, instituído pela Lei nº 3.219, de 23 de maio de 2007.

A celebração, cujo tema deste ano é “Auditor Fiscal: Essencial para o Desenvolvimento do Estado”, foi realizada no auditório Ângela Souza, no 3º andar da Associação dos Funcionários Fiscais do Amazonas (Affeam), parceira do evento. O primeiro homenageado do dia foi o auditor fiscal de tributos estaduais José Ricardo de Freitas Castro, que é o atual titular da Secretaria Executiva da Receita (SER) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM).

“Eu quero agradecer a todos os colegas a honra de terem me conduzido à direção da entidade maior da nossa categoria por duas oportunidades. Para mim, isso é motivo de muita honra, alegria e satisfação. E isso nós dá uma alegria de compreender que os colegas, como um todo, sempre enxergaram em mim um colega que podia e pode contribuir para a categoria. Nós estamos renovando hoje o nosso compromisso de luta pela valorização da nossa carreira, que é sempre decorrente de muito esforço, trabalho e atuação”, disse Castro, durante a cerimônia de aposição do seu segundo quadro na Galeria de Ex-presidentes. Castro foi presidente da entidade nos biênios 1992-1993 e 2016-2017.

Em seguida, foi realizada a entrega da Medalha de Mérito Fiscal “Ricardo Manoel Nicácio” às auditoras fiscais de tributos estaduais Helena Maria Lopes Veiga e Ivone Assako Murayama. Também foi entregue o Diploma de Reconhecimento Fiscal aos auditores fiscais de tributos estaduais Edinelza Naranjo Batista, Maria das Mercês Marinho da Costa, Ivanete Cavalcante Hara, Thomaz Afonso Queiroz Nogueira, Valmir Sidney Levinthal de Oliveira e Vania Maria Silva de Souza Nunes.

Um destaque do evento foi a homenagem realizada pelo Sindifisco-AM ao auditor fiscal de tributos estaduais Roberto Mesquita, que é o atual vice-presidente da entidade. A Medalha de Mérito Fiscal “Ricardo Manoel Nicácio” foi entregue por Ricardo Castro, que fez um breve resumo da história do homenageado no movimento sindical. O vice-presidente homenageado agradeceu a surpresa feita pelos colegas e ressaltou que a luta do movimento é sempre pela valorização da categoria.

Relevância para a sociedade – O presidente do Sindifisco-AM, o auditor fiscal de tributos estaduais Roberto da Silva Geraldo, destacou que as atividades exercidas pelos auditores fiscais de tributos estaduais são reconhecidamente relevantes para a sociedade. “Os auditores fiscais de tributos estaduais são responsáveis pela aplicação da legislação para a realização das receitas tributárias previstas na Lei Orçamentária Anual, que são necessárias aos investimentos em Educação, Saúde e Segurança, e sua atuação é uma importante contribuição para o esforço da sociedade amazonense em sua luta pela promoção do desenvolvimento social”.

O evento teve a participação do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcântara, que ressaltou a importância que a categoria tem para a sociedade. “É uma das profissões mais antigas e importantes para uma sociedade, porque os impostos, ainda que haja, dependendo da sociedade, em menor ou maior grau, resistências ao pagamento dos impostos, a gente precisa reconhecer que nenhuma sociedade ou país consegue se organizar, prestar serviços e promover bem estar comum sem os impostos, que são fundamentais para qualquer civilização. E o papel do auditor fiscal é fazer com que esses impostos cheguem aos cofres públicos. Portanto, essa é a nossa função social: garantir os recursos, por meio dos impostos, para que o Estado possa promover o bem comum, proporcionar saúde, educação, segurança e bem estar”.

A celebração foi encerrada com um almoço de confraternização, que contou com o sorteio de diversos brindes para a categoria.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SINDIFISCO-AM