27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sine Manaus amplia em mais de 30% número de trabalhadores encaminhados ao mercado

Nos primeiros nove meses de 2016, o número de trabalhadores encaminhados para emprego subiu 33,7% em relação a todo o ano de 2013, segundo dados do Sine Manaus.

De janeiro a dezembro de 2013, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) registrou 30.125 pessoas encaminhados para emprego e, neste ano, 40.276 trabalhadores já foram direcionados às vagas de trabalho, entre janeiro e setembro.

O levantamento mostra, ainda, que, em média, 3.357 trabalhadores conseguem ter acesso a uma oportunidade profissional, ao mês, por meio do serviço do Sine Municipal, o equivalente a 167 encaminhados por dia.

Para a Diretora do Sine Manaus, Margareth Cavalcante, entre os principais motivos para o aumento de encaminhamentos está a captação de novas empresas parceiras, que saiu de 712 em 2013 para 1.123 em setembro deste ano, registrando um aumento de 57,7%. “Nós fazemos todo um trabalho de capitar novas empresas, gerar novas vagas, então hoje nós vamos até as empresas”

Outro ponto importante para os resultados obtidos no atendimento aos trabalhadores do Sine Manaus foi a reativação do serviço de Call Center da instituição, e também o avanço na qualificação dos trabalhadores cadastrados no Sine Manaus.

Atualmente, a Semtrad mantém parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a qualificação de trabalhadores e microempreendedores de Manaus. Entre os cursos mais oferecidos estão: Talento em Vendas, Garçom, Administração Rural, Instalador Elétrico Predial, Almoxarife, Auxiliar de Cabeleireiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar Administrativo, Noções de Matemática Financeira, Noções de Departamento De Pessoal e Informática Básica.

Diariamente, o Sine Manaus atende, em média, 1.500 pessoas nas suas duas unidades de funcionamento: Centro (Avenida Floriano Peixoto, no Edifício Garagem) e na Cidade Nova (Avenida Max Teixeira). Além de fazer o cadastro do trabalhador e encaminhar a emprego, o Sine, também, atua na formalização do Seguro-Desemprego e na emissão de Carteira de Trabalho.

Para melhor atender o trabalhador no Setor de Seguro-Desemprego, a Semtrad decidiu antecipar o horário de atendimento de 7h30 para 6h30 até às 13h, na unidade do Centro de Manaus.

Outra mudança que deverá dar mais comodidade ao atendimento é a descentralização dos postos do Sine Manaus. A Semtrad trabalha em um projeto junto ao Ministério do Trabalho para transferir a unidade do Edifício Garagem para a Galeria dos Remédios, também, no Centro, e criar outros dois postos, um no Shopping Via Norte, no bairro Santa Etelvina, zona norte, e outro no Terminal Expresso 4 (T-4), no bairro Jorge Teixeira, zona leste.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui