As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Sine Manaus orienta sobre o melhor horário de atendimento ao trabalhador

Para garantir um atendimento mais ágil e seguro, o Sine Manaus orienta as pessoas que estão em busca de vagas de emprego a estarem nos postos do Centro e da Cidade Nova, na zona Norte, no horário entre 9h e 11h. O horário padrão de abertura das duas unidades ocorre às 7h e encerra às 13h, de segunda a sexta-feira.

Conforme o subsecretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), Vicente Filizzola, a orientação sobre o melhor horário de atendimento nos postos do Sine Manaus busca garantir a segurança das pessoas que buscam o serviço e evitar que elas durmam em filas.

“Com a mudança do sistema, nós pedimos aos interessados que não cheguem durante a madrugada”    afirma Vicente.

Os dois postos atendem, em média, 900 pessoas por dia, mas o ápice do fluxo de trabalhadores ocorre logo na abertura das unidades, às 7h. A unidade do Sine no Centro está localizada na Avenida Floriano Peixoto, Nº 134, Edifício Garagem, e o da Cidade Nova, na Avenida Max Teixeira, Nº 3.551.

Diferente do Sine Amazonas, o Sine Manaus não trabalha com agendamento de serviços e o trabalhador tem sua demanda atendida no mesmo dia que procura os postos de atendimento. Esse diferencial gera um aumento significativo de procura pelas unidades do Sine Municipal.

Pelo sistema de seleção no Sine, o primeiro passo é o trabalhador fazer seu cadastro no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, (http://maisemprego.mte.gov.br), que pode ser pela internet ou em um dos postos do Sine. Em seguida, no segundo passo, o atendente do Sine consulta as vagas em aberto, verificando se o candidato tem o perfil para as vagas disponíveis.

Caso o trabalhador se enquadre no perfil das vagas oferecidas no mesmo dia, o terceiro passo é encaminhar o trabalhador para uma pré-seleção com testes práticos no próprio Sine. Se não houver vagas no mesmo dia da consulta, o trabalhador é orientado a esperar pelo telefonema do call center do Sine em caso de novas ofertas de emprego.

Após a aprovação na pré-seleção do Sine, ocorre o quarto e último passo, quando o trabalhador é encaminhado à empresa para entrevista e será o empregador que ficará responsável pela contratação ou não do candidato. Em caso de não contratação, o nome do trabalhador retorna ao sistema do Sine Manaus, onde ele poderá ser chamado para novas seleções por meio do contato do call center.

A contratação é definida, exclusivamente, pela empresa que solicitou a vaga e ocorre após a análise dela sem a interferência do Sine Manaus.