Sine Manaus realiza 30 mil atendimentos nos 180 primeiros dias da gestão de David Almeida

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), apresentou o balanço de atividades do Sine Manaus nos 180 primeiros dias de trabalho da gestão do prefeito David Almeida. As atividades, mesmo diante do quadro de pandemia, não foram interrompidas. Desde que retornou no mês de abril, o atendimento presencial do Sine Manaus já realizou cerca de 30 mil atendimentos, sendo 13.600 deles por meio do chat pro.

Entre outros serviços realizados, recebeu 5.920 novos cadastros; prestou 2.700 orientações sobre a carteira de trabalho; ofertou 1.350 vagas de emprego para a população, e encaminhou 3.300 trabalhadores para as 920 empresas parceiras. Destes, 550 candidatos às vagas, conseguiram seu espaço no mercado de trabalho.

O destaque vai para maio, o Mês do Trabalhador, onde foram ofertadas 515 vagas de emprego aos manauaras, o maior quantitativo se comparado a oferta dos últimos quatro anos.

“Precisamos considerar todo o esforço que está sendo feito pela prefeitura para alcançar a sociedade, levando em consideração o período que vivemos em que muitas pessoas têm procurado emprego por terem perdido suas fontes de renda. Estamos trabalhando, buscando parcerias e empresas, não só pela quantidade de oportunidades ofertadas, nosso empenho é também pela qualidade”, ressaltou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Além de gerar novas oportunidades, Radyr Júnior, seguindo as orientações do prefeito David Almeida, iniciou a gestão apostando na formação profissional e inserção dos trabalhadores no mercado. Visando atender essas demandas, anunciou o serviço de “Intermediação de Mão de Obra”, um benefício da Prefeitura de Manaus oferecido por meio do Sine, de forma gratuita às empresas que têm vagas a serem preenchidas.

A plataforma utilizada para o cadastro e triagem de pessoas em busca de emprego é a “Emprega Brasil”, vinculada ao Ministério da Economia, em que qualquer trabalhador pode se inscrever inserindo o currículo. Atualmente, a prefeitura trabalha com mais de 200 empresas parceiras e 50 mil profissionais cadastrados no banco de dados.

Outra grande ação em destaque: a Prefeitura de Manaus criou o “Auxílio Empreendedor”, o qual a Semtepi coordenou e ofereceu aos pequenos empreendedores, alcançando seis mil beneficiados.

Texto – Divulgação / Semtepi

Foto – João Viana / Arquivo Semcom