As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Sine Manaus realiza cadastro de trabalhadores no Tarumã

O Sine Manaus da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) realiza neste sábado (18), o cadastramento que visa possibilitar a inserção do cidadão no mercado de trabalho.

A medida faz parte da Ação de Cidadania da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), com a participação de outras pastas, como as secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Educação (Semed) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) além da Semtrad.

“A orientação do prefeito Arthur Neto é que após o cadastro dos cidadãos, possamos inseri-los em ações de qualificação técnica e de empreendedorismo. São medidas importantes para o atual momento econômico no qual existe grande concorrência para os postos de trabalho existentes”, afirmou a nova secretária da Semtrad, Ananda Carvalho.

O serviço será realizado na Escola Municipal Nestor José Soeiro do Nascimento, no horário de8h às 12h, na rua São Pedro, bairro Tarumã, zona Oeste. Para realizar o cadastro, o cidadão precisará comparecer ao local munido de Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de reservista (homens).

Rápida e fácil, a ação trará informações básicas sobre a garantia de ampliação dos direitos e deveres dos trabalhadores que moram no local e adjacências, além de oferecer outros serviços, por meio da parceria entre as instituições.

Outras ações

Além do cadastramento de trabalhadores, a Ação de Cidadania da Prefeitura de Manaus realizará atendimento social, psicológico e jurídico, além da inclusão no CadÚnico – cadastro único do governo federal para programas sociais. Por meio da Semsa, a ação vaidisponibilizar a aferição de pressão e glicemia, fazendo palestras e distribuindo kits de higiene bucal e entrega de preservativos.

Com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, serão realizadas palestras sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, ouvidoria de corte, poda e distribuição de mudas ornamentais e frutíferas, além de outros serviços para a população.