Sinepe-AM abre inscrições para o “VII Concurso de Redação”

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas (Sinepe-AM) está com inscrições abertas para o “VII Concurso de Redação”. Nesta edição, o evento vai premiar os melhores textos de alunos do Ensino Médio, sobre o tema “Manaus 2030: a cidade em que eu gostaria de viver”. Estudantes do Ensino Fundamental podem concorrer nas categorias conto e poesia, com tema livre.

Segundo a presidente do sindicato, Elaine Saldanha, o concurso é uma das formas que a entidade encontrou para valorizar o aprendizado, desenvolver o raciocínio lógico, a pesquisa, a criatividade e, ainda, incentivar o hábito da leitura e da escrita. “E ainda servirá como um treino para os estudantes que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, comentou.

Podem participar do concurso alunos das instituições de ensino associadas ao Sinepe-AM. As inscrições vão até o dia 17 de outubro, na sede do sindicato, que fica localizado no edifício The Place, na rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis.

O concurso é voltado para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para os alunos do 4º ao 9º do Ensino Fundamental, o gênero textual será conto e/ou poesia – será possível concorrer com um texto em cada um dos gêneros. Já os estudantes do Ensino Médio apenas poderão concorrer com uma dissertação argumentativa.

Cada escola fará uma pré-seleção, escolhendo os três melhores textos de cada gênero. As redações selecionadas serão, então, enviadas pela escola ao Sinepe-AM. Uma Comissão Julgadora indicada pela Coordenação do Concurso avaliará as produções, considerando: adequação ao tema; coesão; coerência; acentuação, ortografia, pontuação, concordância; estética e criatividade.

Compartilhe