24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Sistema de resolução extrajudicial na área da saúde será utilizado pela Susam a partir do dia 23/09

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a Defensoria Pública do Estado (DPE/AM) começam a operar a partir do dia 23/09 o Procedimento Extrajudicial de Saúde (PES), sistema online que viabilizará a comunicação direta entre as instituições, garantindo que demandas de usuários do SUS levadas à DPE/AM sejam solucionadas sem a necessidade recorrer à Justiça.

A data foi definida nesta quinta-feira (12), na sede da Susam, durante reunião entre o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, e o defensor geral, Rafael Barbosa. “Esta gestão está comprometida com a qualidade da assistência oferecida à população. E toda iniciativa de parceria que caminha neste sentido, como esta proposta pela Defensoria Pública é bem-vinda e será abraçada pela Susam”, afirmou Rodrigo Tobias.

De acordo com a DPE/AM, inicialmente, o sistema vai priorizar os pleitos de assistidos do órgão relacionados a medicamentos do Sistema Único de Saúde. Segundo o defensor Arlindo Gonçalves, da Defensoria Especializada em Saúde, a judicialização de demandas da saúde não interessa aos órgãos, e principalmente aos usuários do SUS.

“O paciente, quando procura a Defensoria Pública, na verdade, não quer um processo. Ele quer resolver seu problema de saúde. Quer ter acesso a um serviço, a um medicamento. Exatamente para desburocratizar esse processo que vem a ideia do PES”, disse Arlindo Golçalves.

“A população vai ganhar na agilidade da resolução dos problemas. Isso porque, passa a existir, entre a Defensoria e a Susam, um canal direto de comunicação, o que dispensa troca de ofícios, via papel, e você tem uma agilidade maior nas conversas, nos diálogos e na resolução dos problemas”, disse o defensor geral, Rafael Barbosa. “Além de tudo isso, facilita o controle por parte da secretaria e dá para o gestor elementos para que ele possa criar políticas públicas”, acrescentou.

Presente na reunião, o secretário executivo da Susam, João Paulo Marques, destacou que a ferramenta desenvolvida pela DPE/AM facilitará o diálogo entre a Susam, agilizando o atendimento aos usuários, principal razão do serviço.

“O excesso de processos judiciais já vem sobrecarregando órgãos e esperamos mudar esse quadro com uso dessa ferramenta”, disse João Paulo.

Comunicação direta – O PES é um sistema online criado pela DPE/AM, que viabiliza a comunicação direta entre as instituições, promove a desjudicialização e economia de recursos públicos com a extinção do uso de papel, gastos com combustível, veículos e pessoal para transportar documentos, além de eliminar a sobrecarga no protocolo da secretaria.

A Defensoria Pública apresentou o PES à Susam em janeiro deste ano e, desde lá, tratativas para a execução do programa ocorreram nos últimos meses.

O programa tem como fim simplificar a relação e o diálogo entre a Defensoria e a Susam para atender melhor a população, além de desburocratizar e extinguir as comunicações via papel.

FOTO: Divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui