27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Sistema de segurança do Amazonas monta esquema para vinda de vice-presidente dos EUA

Um grande esquema de segurança foi montado para acompanhar a visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, nesta quarta-feira (27/06), em Manaus. Há duas semanas, equipes da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado (SEAGI), além das polícias Civil e Militar, elaboraram junto a representantes do Serviço Secreto Norte Americano, da Embaixada dos Estados Unidos e da Polícia Federal o plano para escolta e monitoramento policial durante o deslocamento de Pence em Manaus.

Na agenda da viagem oficial ao Brasil, o vice-presidente dos Estados Unidos terá compromissos em Brasília e em Manaus, onde vai visitar um abrigo de imigrantes venezuelanos localizado no bairro de Petrópolis, zona centro-sul. Estarão envolvidos na operação de segurança da visita oficial 180 servidores, entre policiais civis, policiais militares, policiais federais, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito municipais e Detran. As reuniões de definição do planejamento ocorreram no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no Aleixo, zona centro-sul.

Durante a permanência do vice-presidente, as forças de segurança do Estado atuarão em conjunto com os policiais americanos. Segundo o secretário da SEAGI, coronel Fábio Pacheco, o apoio e o trabalho operacional do esquema de segurança seguem o protocolo internacional e o rigor adotado pelo sistema de segurança pública do Amazonas na organização de grandes eventos.

“Elaboramos um planejamento com o serviço secreto, com a Embaixada e com a Polícia Federal, além de diversos outros órgãos, para dar o suporte e a segurança necessária à presença do vice-presidente e da sua comitiva”, disse.

A expectativa é que a autoridade chegue à capital do Amazonas no fim da manhã. Ele seguirá para o abrigo e, antes de deixar a cidade, fará um sobrevoo de helicóptero.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui