Sistema de segurança empossa novo comandante da Força Tática da Polícia Militar

O tenente coronel da Polícia Militar, Klinger Paiva, assumiu o Comando da Força Tática em Manaus. A troca foi formalizada em solenidade realizada nesta sexta-feira (21/09) pela cúpula do Sistema de Segurança Pública e está em conformidade a implantação do programa GuardiAM 24 Horas, que está redesenhando as estratégias de combate à criminalidade no Estado.

O evento realizado pelo Comando Geral da Polícia Militar contou com a presença do secretário de Segurança, coronel da Polícia Militar Anézio Paiva, o secretário extraordinário, coronel da Polícia Militar Walter Cruz, e a secretária executiva da SSP, delegada Juliana Tuma. Além do comandante-geral da PM, coronel Cláudio Silva, do subcomandante, coronel Ayrton Norte, e do chefe do Estado Maior, Coronel Carlos Lopes, o delegado Geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, e o delegado geral adjunto, Ivo Martins, prestigiaram a troca de comando.

Composto com cerca de 150 policiais militares, a Força Tática faz parte da segunda malha de policiamento e faz o trabalho de repressão qualificada da criminalidade na capital. Paiva assumiu o comando em substituição ao Tenente Coronel Soares Benfica.

O comandante Geral da PM, coronel Cláudio Silva, o subcomandante-geral, coronel Ayrton Norte, e o chefe de Estado Maior, coronel Carlos Lopes, conduziram a cerimônia. Segundo o comandante da PM, a Força Tática avançou com o preparo dos profissionais para atuação qualificada. A proposta agora é ampliar o número de efetivo destacado para o grupamento. “Estamos fazendo uma restruturação salutar. O coronel Benfica tinha sido designado por mim, quando chefe do CPM, e fez um trabalho excelente, treinou toda a tropa com treinamento de Força Tática. Vamos trazer mais policiais e treiná-los para completar o time e melhorar ainda mais o atendimento à sociedade”, afirmou o secretário, destacando que a Força Tática vai atuar saturando as manchas criminais junto com as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

Responsável pela implantação do GuardiAM 24 horas, o secretário Executivo Walter Cruz, anunciou que a Força Tática terá papel estratégico nessa nova roupagem e que novas viaturas serão disponibilizadas para o grupamento. “Fazer o seu perfil que é de apoio e completando o enfrentamento da criminalidade. Vamos dar grande apoio. O governo do Estado está mandando, agora mesmo, mais viaturas para dar mais reforço nesse trabalho de enfrentamento”, disse.

De acordo com o secretário de segurança, a Força Tática será fortalecida para atender aos novos anseios do programa de segurança pública. “Essa troca de comando é justamente parte da implementação do programa de governo GuardiAM 24 horas. É uma tropa especializada de segunda malha, responsável pelo recobrimento das Cicoms. Está nas ruas para pronta resposta e agora com mais dinamismo, novas viaturas, com novo ‘layout’, uma mística maior na área de serviço”, disse.

Empossado – O novo comandante da Força Tática disse que o foco da nova jornada será a integração com os demais órgãos do sistema de segurança. “A determinação do sistema de segurança é que a gente trabalhe demais a integração com as outras forças. Nosso objetivo será tanto especializar mais a tropa quanto estar mais presente nas ruas, de forma integrada, agindo nos pontos críticos da cidade”, disse.

A Força Tática possui uma linha direta para denúncias da população. O contato pode ser feito através WhatsApp (92) 99428-4400.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SSP-AM